quinta-feira, 23 de abril de 2009

Especial/Última Hora - Senhora de Évora acusa forcados de Vila Franca de lhe terem vandalizado a casa. Cabo Dotti reage



O jornal regional "O Mirante" (da Chamusca) titula na sua edição de hoje em manchete que "Forcados do grupo de Vila Franca vandalizam casa em Évora"
A acusação é feita por Rosa Carvalhal, residente na cidade-museu no Bairro das Fontanas e tudo terá acontecido na noite de 10 para 11 deste mês, quando alguns elementos do referido grupo pernoitaram em casa do filho da senhora, que acedeu em lhes dar guarida a pedido de Manuel Baião, o responsável pelo bar da tertúlia dos forcados em Vila Franca.
Os forcados iam participar no dia seguinte na Festa do Forcado na Arena D'Évora. Segundo Rosa Carvalhar denunciou a "O Mirante", os forcados terão provocado distúrbios e danificado mesmo a casa.
"Usaram, sem autorização, carvão e grelhador para assar sardinhas às cinco da madrugada, utilizaram quadros como tabuleiros para a comida, espalharam os restos pelo quintal, limparam as mãos aos cortinados e às roupas da cama, que serviu de mesa, e ainda molharam e prenderam dois cães que habitavam a casa" - escreve o jornal.
Segundo ainda Rosa Carvalhal, "os onze elementos que ali dormiram deixaram os sofás cheios de gordura e sujaram algumas mantas alentejanas e cobertores". 
"Quando acordou, na manhã de sábado e se dirigiu a casa do filho, a eborense encontrou um dos elementos a dormir à porta de casa" - adianta "O Mirante" na sua edição de hoje.
Em declarações também prestadas ao jornal, Manuel Baião assume que pediu a casa particular em seu nome pessoal e não no nome do Grupo de Forcados de Vila Franca de Xira. Confirma praticamente todos os factos que Rosa Carvalhal denuncia ao jornal e diz: "nunca vivi uma situação destas"
Baião adianta ainda que "os elementos sentem-se envergonhados, incomodados e está toda a gente disposta a pedir desculpa à senhora".
Vasco Dotti, cabo do grupo (na foto) e que nessa noite não esteve em Évora, também ouvido por "O Mirante", diz que "se por acaso lá estiveram algumas pessoas que pertencem ao grupo e daquilo que sei, só um é que veste a farda do grupo, e se portaram mal, o que acredito que possa ter acontecido, usar o nome do Grupo de Forcados de Vila Franca de Xira é completamente abusivo".
Rosa Carvalhal enviou um ofício à Câmara de Vila Franca de Xira a explicar a situação - revela "O Mirante". Mas acrescenta que a autarquia, para já, não faz comentários.

Foto Emílio