Aos 84 anos, faleceu ontem em Lisboa o antigo bandarilheiro e director de corridas António Martins Batata.
Natural de Benavente, onde nasceu a 31 de Dezembro de 1925, fez prova para bandarilheiro praticante na praça de toiros de Setúbal em 11 de Setembro de 1950 e recebeu a alternativa, aprovado por unanimidade, em 5 de Outubro de 1952 na praça de toiros do Campo Pequeno.
Era sócio protector (denominação que existia ao tempo) do Sindicato Nacional dos Toureiros Portugueses desde 11 de Setembro de 1950.
Martins Batata pertenceu, entre outras, às quadrilhas dos cavaleiros Clemente Espadanal, Luis Miguel da Veiga. D. José e D. Luis de Athayde, José Mestre Batista e José Zuquete, bem como às dos matadores de toiros José Trincheira, Fernando dos Santos, Mário Coelho e José Manuel Pinto.
Toureou pela última vez em Ponte de Lima em 5 de Outubro de 1982, o dia em que celebrava 30 anos de alternativa. Passou a ser diligente director de corridas, actividade que abandonou há alguns anos.
O corpo de António Martins Batata estará hoje a partir das 12 horas na Igreja dos Anjos (Av. Almirante Reis, em Lisboa), realizando-se o funeral amanhã em hora e local que durante o dia de hoje serão conhecidos.
À Família enlutada, a equipa "Farpas" endereça os mais sentidos pêsames.
Foto D.R.