segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Montoya prepara nova carreira de bandarilheiro


Gonçalo Montoya confirmou hoje ao "Farpas" a decisão, anunciada no fim-de-semana, de desistir do sonho de se tornar matador de toiros, passando a bandarilheiro. O jovem toureiro de Santarém, que foi destacada promessa do toureio a pé durante um percurso de dez anos em que pisou algumas das principais arenas do mundo, como Sevilha e Ronda, esteve esta manhã na Associação Nacional de Toureiros (ex-Sindicato) para tratar da nova documentação e vai agora regularizar a sua situação perante a Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC).
Por força da lei regulamentar actual (que se presume não venha a ser alterada com a publicação do novo Regulamento), terá forçosamente de recomeçar da estaca zero, ou seja, iniciar um percurso de bandarilheiro amador, apenas estando autorizado a tourear em festivais ou espectáculos de variedades taurinas. Terá que cumprir nessa qualidade cinco espectáculos, para depois se poder propor à prova de bandarilheiro praticante e mais tarde à alternativa. Isto, pese embora o facto de já ser novilheiro com picadores...
Mais gritante, por exemplo, foi o caso de Nuno Manuel "Velásquez", que era matador de toiros e ao desistir desse escalão profissional, não passou directamente a bandarilheiro (como acontece em casos semelhantes em Espanha), tendo "descido" também à classe de... amador!
"Pode-se não concordar, mas é assim a lei e não se pode fazer nada, apesar de já termos tentado noutros casos evocar uma situação de excepção, que permitiria, no caso concreto do Gonçalo, visto já ser novilheiro com picadores, passar de imediato à classe de bandarilheiro, mas isso nunca foi autorizado pela IGAC" - explicou-nos Hugo Ferro, da Associação Nacional de Toureiros (ANDT).
Gonçalo Montoya vai agora tentar apressar todo o processo, procurando actuar nos primeiros festivais que se realizam nesta temporada, integrado na quadrilha de um toureiro, por forma a completar rapidamente as actuações necessárias como bandarilheiro amador, fazendo depois a prova, com vista à alternativa que pretende tomar ainda nesta temporada.
O jovem diestro manteve já contactos com alguns cavaleiros com o objectivo de se fixar depois numa quadrilha.

Foto Emílio/Arquivo