sábado, 28 de julho de 2012

Palhas esta noite em Salvaterra: os toiros que todos temem!




As empresas "Emoção - Eventos Culturais, Lda" (Vasco Dotti) e a "Tauroleve" (Ricardo e Rui Levesinho) apresentam mais um dos imponentes toiros da mítica ganadaria Palha que sairá à arena da praça de Salvaterra de Magos esta noite - 28 de Julho - a partir das 22 horas.
O toiro com o número 176 (na foto) com quatro anos de idade está também apartado para ser lidado esta noite em Salvaterra, na corrida de Homenagem aos Emigrantes.
A emblemática ganadaria - a mais temida das ganadarias portuguesas - regressa hoje a Salvaterra de Magos, numa corrida de máxima expectativa e que tudo aponta que seja um grande espetáculo. Toureios com garra, valor e cede de triunfo - Rui Salvador, Ana Batista e o jovem Marcelo Mendes - e dois grupos de forcados de primeira, que se enfrentarão a um imponente curro de toiros da divisa Palha, numa noite em que estarão em disputa os troféus "Why Not Discoteca" (que se associou à corrida e onde a festa prosseguirá depois do espectáculo) para a "melhor lide" e "melhor pega".
"Será indiscutivelmente uma grande noite de toiros e que ninguém vai querer perder!" - afiançam as empresas promotoras desta grande corrida de hoje.
Fundada em 1846 por Antonio José Pereira Palha, através de vacas adquiridas a José Veloso Horta e Marquês de Belas, Estevão de Oliveira e Sousa Falcão, procedentes, a maioria, da real vacada Vazqueña do Rei D Miguel, as quais são cruzadas em 1871 com sementais de Concha y Sierra e Miura, adquiridos por José Pereira Palha, sucessor do primeiro titular, que modifica ferro e divisa inicial.
Em 1937 herdam a ganadaria Francisco e Carlos Van-Zeller Palha, netos de Palha-Blanco, os quais, alguns anos depois, eliminam o efectivo anterior, substituindo-o por vacas de Pinto Barreiros e sementais de Ortega e Belmonte.
Na década de sessenta e após falecimento daqueles irmãos, é a ganadaria adquirida pelos irmãos Botelho Neves, os quais introduzem sementais de Ribeiro Telles, comprando posteriormente vacas e sementais de Oliveiras Irmãos e, ainda, sementais de Torrealta.
Em 1994 é a ganadaria dividida entre os irmãos Francisco e Frederico Botelho Neves, cabendo ao primeiro ferro e divisa originária, enquanto aumenta o efectivo com vacas e sementais de Baltasar Iban.

Foto D.R./cortesia "Tauroleve"