segunda-feira, 8 de outubro de 2012

As fotos: toiro "Preocupado" (Palha) fere Javier Castaño ontem em Madrid



Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - Momentos dramáticos vividos ontem na Monumental de las Ventas, em Madrid, quando o matador Javier Castaño entrava a matar o seu primeiro toiro, segundo da tarde, na corrida de encerramento da Feira de Outono e foi aparatosamente colhido. O diestro, com o traje de luces rasgado, ainda regressou à arena para agradecer os aplausos do público e depois seguiu pelo seu próprio pé para a enfermaria. Voltou para lidar o quinto da ordem, segundo do seu lote.
O toiro que o feriu chamava-se "Preocupado", tinha o nº 191 e pesava 502 quilos. "Jabonero" (pelagem), pertencia à centenária ganadaria portuguesa de Palha, como os restantes lidados e estoqueados ontem em Madrid, que marcava desta forma o seu regresso à primeira arena do mundo. Salvo este toiro, que evidenciou nobreza, os outros cinco foram complicados e muito perigosos - um "lema" que tem sido apanágio desta afamada ganadaria, de que amanhã, terça-feira, serão lidados seis toiros em Vila Franca no mano-a-mano de Telles e Salgueiro.
A tarde ficou marcada pela entrega total dos toureiros: Fernando Robleño foi silenciado no primeiro e aplaudido no segundo; Javier Castaño recebeu ovação no toiro que o colheu e foi silenciado no outro: Alberto Aguilar foi também ovacionado num toiro e silenciado no outro. Face à perigosidade dos Palhas - considerados os "Miuras" portugueses - a tarde foi de muitos sobressaltos para o público... e também para os toureiros!
Mais fotos da corrida dos Palha ontem em Las Ventas - já a seguir.

Fotos Ricardo Relvas