quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pedro Gonçalves sem papas na língua: "Tenho pena que alguns 'taurinos' sejam tão pequeninos..."

Ao serviço dos Amadores de Azambuja, pegando um toiro de Ernesto de Castro
em 1984 na já desaparecida Monumental de Cascais
Aos ombros dos companheiros, no dia da sua despedida
como forcado na praça de toiros de Azambuja
Pedro Gonçalves nos seus inícios como bandarilheiro, integrando a quadrilha do
matador de toiros António de Portugal, na foto com Dário Venâncio e o saudoso
Jorge Marques; e, na foto de baixo, este ano na Monumental de Madrid, onde
debutou às ordens do novilheiro espanhol Mário Alcalde 


"Chego a envergonhar-me e tenho pena que esta gente dos toiros seja tão pequenina e tão mesquinha..." - palavras de Pedro Gonçalves, a propósito da polémica (pura tempestade num copito de água...) que se gerou em torno dos espectáculos inéditos de Demonstração de Pegas que no próximo fim-de-semana (sábado e domingo) se vão realizar na Monumental do Montijo - e que foram por si idealizados.
"Tinha esta ideia há mais de dois anos, coloquei-a ao empresário João Pedro Bolota e ele aceitou-a de imediato. Não só foi um dos grandes forcados deste país, como é ainda um empresário com visão e vontade de inovar. Fomos para diante com o projecto e começaram logo a bombardear-nos por todos os lado... É incrível e é inaceitável, mas é a Festa que temos. Não vimos salvar o mundo, nem vimos com intenção de alterar o que quer que seja no espectáculo tauromáquico. Isto está tudo inventado, já não há nada a inventar. Mas penso que um evento deste género se pode efectuar em final de temporada, não digo todos os anos, mas talvez de dois em dois e não morre ninguém por isso, nem se altera em nada o formato habitual das corridas de toiros. É pena que assim o não entendem todos aqueles que, de uma forma ou de outra, levantaram estupidamente - digo mesmo estupidamente - toda esta celeuma...", afirma o toureiro, sem papas na língua.
E diz mais:
"Os principais grupos de forcados, os chamados grupos da primeira fila, não quiseram participar, mas acredito que se for um sucesso, para a próxima estarão lá. Já se fizeram várias Festas do Forcados e todas foram um êxito, na generalidade. Esta será a primeira vez em que se faz um espectáculo assim, em que os forcados vão pegar toiros-toiros e não vacas, apenas recebidos, colocados e bregados pelos peões de brega. Penso que é um evento que prestigiará a imagem do Forcado Amador, um evento que se vai realizar dentro da maior legalidade e os cavaleiros que não tenham medo, que ninguém está a dizer com isto que as corridas se vão passar a realizar sem eles... Tive neste projecto o total apoio do ganadeiro João Dias Coutinho, cuja ganadaria represento e a quem agradeço a disponibilidade. Penso que a Festa e o Forcados sairão prestigiados e engrandecidos depois destes espectáculos e que, no fim, todos vão reconhecer que apenas fizeram, como de costume, uma tempestade num copo de água...".
Pedro Gonçalves, há mais de duas décadas a destacar-se como o número-um dos nossos bandarilheiros, começou precisamente a sua carreira nas arenas como forcado dos Amadores de Azambuja.

Fotos Henrique de Carvalho Dias, Luis Azevedo/Estúdio Z, D.R. e Ricardo Relvas