sexta-feira, 27 de junho de 2014

Ilha Terceira: de pequenino...

À espera do heróico matador Padilla, que ali toureia no próximo domingo
Brincando às tradicionais touradas à corda
Futuros ases da forcadagem nos Açores
A sorte de varas, que os açoreanos reenvindicam há anos
Monumental de Ilha Terceira foi ontem o reino da pequenada a brincar às touradas


Centenas de crianças com entrada gratuita na praça de toiros, protagonizaram a jornada taurina de ontem na feira das Sanjoaninas na açoreana Ilha Terceira, tanto na assistência da já clássica corrida das crianças como na sua participação nos jogos taurinos que depois tiveram lugar na arena.
No festejo actuaram de curto, o bezerrista sevilhano Juan Pedro García "Calerito" com uma vaca de Rego Botelho, e o cavaleiro açoreano Rui Lopes, que lidou um novilho de Francisco Sousa, ambos com acerto e luzimento, sendo as duas reses pegadas pelos forcados juvenis do grupo de amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.
Uma vez concluída a lide, todas as crianças foram para arena da praça da Ilha Terceira para participar nas actividades que propõe o espectáculo infantil "Vamos a Jugar a Toros", do empresário espanhol Ignácio Ríos.
Um encierro com foguete incluído, saíu desde o exterior do recinto, seguido da modalidade taurina da ilha tourada à corda, e foram sucedidos por outros jogos diante das taurinas.
Os forcados juvenis da Tertúlia ensinaram as crianças a pegar e "Calerito" também mostrou as sortes do toureio a várias crianças que utilizaram vestes e trastos simulados numa imaginária corrida de toiros, incluindo a sorte de varas, cuja autorização se vem a reevindicar desde há anos pela afición açoreana.
Como já tem sido tradicional, a Tertúlia Tauromáquica Terceirense, organizadora dos festejos taurinos, que assim tenta fomentar a afición taurina entre os mais pequenos da ilha que em grande parte acodem à praça desde os seus colegios acompanhados por profesores e educadores.
A feira concluirá no próximo domingo, dia 29 com a corrida a pé, onde estão anunciados toiros da ganadaria açoreana de Rego Botelho para Juan José Padilla, Miguel Ángel Perera (o triunfador de Santo Isidro em Madrid) e o francês Juan Leal.

Fotos D.R.