domingo, 29 de junho de 2014

Praça cheia ontem no Montijo: o Regresso dos Heróis

Antigos elementos dos Forcados Amadores do Montijo regressaram ontem à sua
arena para assinalar os 50 anos do grupo... mas houve notadas ausências, fruto de
divergências (que hão-de um dia vir a lume) com a actual direcção da associação
dos forcados montinenses. Faltaram ontem, entre outros, o primeiro cabo Jacinto
Carvalheira e algumas das mais marcantes figuras dos anos de ouro do grupo,
como Xico Costa e Silvino Bento...
Três antigos cabos: António Sécio (segundo cabo do grupo, de 1967 a 1973),
José Luis Figueiredo (de 1989 a 1997) e Rogério Amaro (de 1976 a 1981)
José Luis Horta "Machinó", glória eterna na forcadagem montijense
João Pedro Bolota e Abel Correia (de costas) eram ontem empresários
satisfeitos pela enchente verificada nas bancadas da Monumental do Montijo
O actual cabo Ricardo Figueiredo nas cortesias, ladeado pelos antigos cabos
António Sécio, Rogério Amaro e Rafael Figueiredo
Antigas glórias dos Amadores do Montijo ontem nas cortesias
Gilberto Filipe substituiu João Moura e foi ontem o grande triunfador do Montijo



Praça cheia (três quartos fortes das bancadas, que albergam mais de 6 mil espectadores, completamente preenchidos) ontem no Montijo, na corrida em que se comemorou o 50º aniversário dos Forcados Amadores do Montijo, marcada pela tocante presença na trincheira, fardados, de alguns dos seus históricos cabos, casos de António Sécio e Rogério Amaro, bem como de muitas das suas lembradas glórias, caso de José Luis Horta "Machinó" e muitos mais. Notadas algumas importantes ausências, ao que consta, derivado a divergências no seio da associação do grupo, entre as quais as de Francisco Costa Montezo e a de Silvino Bento, mas sobretudo a do cabo fundador José Jacinto Carvalheira, ainda vivo e que ontem não esteve presente...
O grupo destacou-se com sete fantásticas pegas (seis ao primeiro intento e apenas uma ao segundo), tendo em quase todas elas intervido, a ajudar, antigos forcados. Foi uma noite cheia e uma noite de verdadeira glória para os Amadores do Montijo. Ao intervalo, o presidente da Câmara, Nuno Canta, descerrou na entrada principal da Monumental "Amadeu Augusto dos Santos" uma placa alusiva à efeméride, proferindo breves palavras de elogio aos 50 anos do famoso grupo de forcados fundado em 1994 e que teve como primeiro cabo José Jacinto Carvalheira.
A corrida de ontem ficou ainda marcada por dois grandes e importantes triunfos do cavaleiro Gilberto Filipe (foto da esquerda), que actuava em substituição de João Moura e foi, sem margem para dúvidas, a grande vedeta da noite; e por um fortíssimo êxito, também, da jovem amadora Mara Pimenta (foto da direita), que lidou em quarto lugar um imponente novilho-toiro de Passanha com enorme garra e verdadeiro sentido, reafirmando as potencialidades que a apontam como um caso muito sério no panorama taurino actual.
Rouxinol e Lupi (que não repetiu o êxito de Santarém) tiveram ontem prestações mais regulares. Lidou-se um curro de toiros de Rio Frio, de bom comportamento na generalidade, mas desiguais de apresentação. O represente da divisa, Tiago Lupi (neto do proprietário, José Samuel Lupi) foi merecidamente chamado à arena no final do espectáculo. A corrida foi bem dirigida por Pedro Reinhardt.
Não perca hoje, aqui, a grande reportagem da corrida, todas as fotos, os Momentos de Glória, os Famosos e as pegas, uma a uma.

Fotos M. Alvarenga