sexta-feira, 29 de maio de 2015

Amanhã em S. Manços, antes da corrida: inaugurada estátua aos Forcados no seu 50º aniversário!




O 50º aniversário do Grupo de Forcados Amadores de S. Manços (foto de cima) será assinalado amanhã, sábado, com a inauguração de uma estátua demonstrativa do "respeito e agradecimento" da freguesia local a um grupo de referência da tauromaquia portuguesa. A inauguração da estátua terá lugar às 15h30, a anteceder a grande corrida de toiros que se realizará na praça a partir das 17h00 (cartaz ao lado) e é uma iniciativa da Junta de Freguesia de São Manços e São Vicente do Pigeiro, que assim se associa às comemorações dos 50 anos do Grupo de S. Manços, que durante meio século tem enaltecido e dado a conhecer o nome da vila de S. Manços pelas praças de toiros do país e do estrangeiro.
A estátua será inaugurada no âmbito das festas em honra do padroeiro da vila, S. Manços.
O valente grupo de forcados foi criado em 1965 e teve como primeiro cabo Francisco Pereira, a que se seguiram Joaquim Azeda, Joaquim Carvalho, Rui Piteira e Joaquim Branco (actual cabo).
Durante a corrida prestar-se-à também homenagem à memória de José Jacinto Branco, o grande impulsionador da criação do grupo de forcados e que foi antigo empresário da praça que hoje tem o seu nome.

Foto D.R.