quarta-feira, 27 de maio de 2015

Sábado: Alentejo (S. Manços) e Ribatejo (Coruche) com duas grandes corridas



As praças alentejana de S. Manços e ribatejana de Coruche são no próximo sábado, 30 de Maio, palco de duas memoráveis corridas de toiros, as mais importantes que se realizam num fim-de-semana recheado de espectáculos em arenas nacionais e que fica também marcado pela alternativa de Manuel Dias Gomes em Gamarde (França) e pelo regresso de João Moura Júnior à Monumental de Madrid, também este sábado.
Em S. Manços (17h00) celebra-se o 50º aniversário do Grupo de Forcados local (cartaz da esquerda), com antigos e actuais forcados em praça para enfrentar seis imponentes toiros da prestigiada ganadaria de Herdeiros de António Charrua numa tarde em que vão actuar os cavaleiros Tito Semedo, Ana Batista, António Maria Brito Paes, João Moura Caetano, Marcos Tenório Bastinhas e Tiago Carreiras.
À mesma hora, na Monumental de Coruche (cartaz da direita), tem lugar o Concurso de Ganadarias do Sorraia em que se prestará homenagem aos 50 anos de alternativa do cavaleiro nortenho Manuel André Jorge. Lidam-se exemplares das ganadarias Lopes Branco Herds., Veiga Teixeira, Ribeiro Telles, Herds. do Dr. António Silva, Vale Sorraia e Cunhal Patrício Herds., que disputarão os prémios de "apresentação" e de "bravura". O cartel é uma aliciante aposta da empresa "Tauroleve" no futuro: Manuel Telles Bastos, Francisco Palha, Marcelo Mendes, Tomás Pinto e os praticantes Salgueiro da Costa e Luis Rouxinol Jr., bem como os forcados do Ribatejo e de Coruche.
Ainda no sábado, realizam-se corridas de toiros na Golegã, Sobral da Adiça e Montijo (nocturna). Manuel Dias Gomes recebe no sábado a alternativa de matador de toiros na inauguração da praça francesa de Gamarde les Bains, apadrinhado por Thomas Dufau e com o testemunho de Juan Leal, sendo os toiros da ganadaria espanhola de Benjumea. Ainda no sábado, João Moura Júnior participa em Las Ventas (Madrid) na terceira corrida de rejoneio da Feira de Santo Isidro, competindo com os rejoneadores espanhóis Andrés Romero e Luis Valdenebro, frente a toiros de Benítez Cubero. E no domingo actua de novo em Espanha, na praça de Cuellar, ao lado de Manuel Manzanares e Manuel Moreno, com toiros de Hermanos Martin Alonso.
Domingo, dia 31, haverá corridas em Azambuja e Santiago do Cacém.