sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Saudades dos Festivais da Amizade...



Recordar é viver - e por isso mesmo, aqui fica, em tempo de defeso e de coisas menos interessantes, a recordação dos bons tempos em que no final de cada temporada se realizava o Festival da Amizade, onde todos actuavam com funções trocadas...
Neste, de Outubro de 1978 em Almeirim, toureavam a cavalo o crítico João Cortesão, o forcado José Luis Gomes, o matador Ricardo Chibanga, os empresários Manuel João Maurício e Humberto Pardal e os também forcados José Manuel Pires da Costa e Platanito. Foi de gala à antiga portuguesa e as sete pegas foram valentemente executadas pelo Grupo de Forcados "Os Críticos", que era comandado pelo Dr. Fernando Teixeira e integrado, entre outros, por Miguel Alvarenga, Manuel Andrade Guerra, Maurício do Vale e Francisco Morgado (os cinco na foto de cima, vendo-se atrás deles, sentado e trajado de mexicano, o saudoso cavaleiro Gustavo Zenkl).
Quando é que algum empresário se lembra de retomar esta tradição do Festival da Amizade? O "Nené" era homem para isso! O Bolota também! E por que não o Campo Pequeno?

Foto João Carlos D'Alvarenga/Arquivo