sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Todos a postos para enfrentar os Miuras e os Graves amanhã em Alcácer do Sal

João Moura, o Maestro, não precisa de provar nada a ninguém. Mas aceitou
de bom grado ir amanhã a Alcácer enfrentar duas duras ganadarias
Luis Rouxinol com Miuras e Graves no ano do 30º aniversário da sua alternativa
O praticante Francisco Núncio vive amanhã o maior e mais ousado desafio
da sua ainda curta trajectória nas arenas


Grande ambiente e enorme expectativa em torno da corrida de amanhã, sábado, dia 30 - a partir das 17 horas - na praça de Alcácer do Sal, onde vão ser lidados, num histórico confronto de ganadarias luso-espanhol, três toiros da mítica ganadaria Miura e três da histórica ganadaria de Murteira Grave.
Num momento particularmente tenso para os Forcados, estarão em praça os Amadores de Santarém e os Amadores de Montemor, cujos respectivos cabos enfrentam este desafio com muita responsabilidade e também justificado entusiasmo.
Em declarações ao site tauronews.com, dirigido pelo antigo forcado Francisco Mendonça Mira, o cabo dos Amadores de Santarém, João Grave, afirma que "temos um curro de toiros a sério e a consciência que Alcácer é uma praça de público aficionado. É uma corrida que encaramos com grande entusiasmo e repeito pelos toiros, como, aliás, temos sempre".
António Vacas de Carvalho, cabo dos Amadores de Montemor, diz, por seu turno, que tratando-se de "um confronto ibérico ganadeiro entre duas das mais presgiadas ganadarias mundiais, Miura e Grave", isso "ainda nos responsabiliza mais como artistas nesta tarde".
Dando uma grande lição de profissionalismo e de respeito pelo público, os Maestros João Moura e Luis Rouxinol vão enfrentar os difíceis toiros de Miura e de Murteira Grave esta tarde na praça "Mestre João Branco Núncio". Estavam ambos há alguns meses contratados pelo empresário Vasco Durão para esta data tradicional em Alcácer, quando ainda não se sabia de quem eram os toiros. Ao eleger estas duras ganadarias, Durão questionou Moura e Rouxinol sobre se os queriam tourear. E um sim imediato foi a resposta dos dois. Há que lhes tirar o chapéu. Um e outro não precisam de provar nada a ninguém, são duas figuras consagradas. Mas foram. Vão estar amanhã à tarde em Alcácer.
Tire-se também o chapéu ao jovem cavaleiro praricante Francisco Núncio, ainda com uma curta trajectória e que também aceitou, sem pestanejar, tão arriscado e ousado desafio.
A tarde de amanhã em Alcácer vai ser de grandes emoções - ninguém pode perder esta corrida!

Fotos Maria Mil-Homens, Frederico Henriques/@Campo Pequeno, Fernando Clemente e tauronews.com