segunda-feira, 29 de abril de 2019

Brilharam ontem em Sobral de Monte Agraço as novas estrelas do Grupo de Forcados Amadores de Santarém... e a História continua!

António Queiroz e Melo pegou o primeiro novilho à primeira e abriu com
brilhantismo o livro do futuro do Grupo de Forcados Amadores de Santarém
Francisco Cabaço é um forcadão. Par de braços de arrepiar, coração de gigante
Joaquim Grave fez ontem a primeira grande pega da sua vida em público. É filho
do antigo cabo Carlos Grave e corre-lhe no sangue - e na alma - a raça e o valor
de uma ilustre Família que tão bem tem honrado, ao longo de muitos anos, a
História do centenário Grupo de Santarém


Miguel Alvarenga - O glorioso e centenário Grupo de Forcados Amadores de Santarém, como anteriormente referimos, aproveitou o festival de ontem em Sobral de Monte Agraço para estrear e lançar três futuras estrelas, qualquer delas com valor de sobra para assegurar a continuidade de uma História que é sinónimo de glória na tão nobre e tão portuguesíssima arte de pegar toiros.
O cabo João Grave, também ele representante de uma casta rara e única de grandes forcados que ao longo dos últimos anos honraram, e de que maneira, a jaqueta de ramagens deste fantástico grupo, apresentou ontem em público três jovens forcados que estiveram à altura do acontecimento e do momento importante que os Amadores de Santarém onde viveram.
António Queiroz e Melo pegou com galhardia e brilhantismo o primeiro novilho de Manuel Calejo Pires (também ele antigo forcado do grupo), ao primeiro intento. Francisco Cabaço demonstrou um enorme poderio e um arrepiante par de braços ao ir quatro vezes à cara do segundo novilho, nunca desarmando, mas faltando-lhe sempre ajudas. Não pegou à primeira, mas pegou - e bem. E o público exigiu-lhe a volta à arena, que a directora de corrida lhe concedeu e que ele não queria dar. Joaquim Grave, filho do antigo cabo Carlos Grave e único dos seus filhos que lhe seguiu as pisadas, também se estreou ontem, marcando pela classe, pela técnica e pelo valor que foram sempre apanágio e atributo de uma ilustre Família que fez ao longo dos anos História - e que História - no Grupo de Santarém. Pegou à primeira, com brilhantismo.
A História continua! Viva o Grupo de Forcados Amadores de Santarém!

Fotos M. Alvarenga