sexta-feira, 26 de maio de 2023

Câmara de Alcácer vai remodelar e modernizar a praça de toiros "Mestre João Núncio" e amanhã evoca os 100 anos da alternativa do Califa

Esta tarde em Alcácer: Vitor Vacas, Francisco Costa, Luis Benard,
Vitor Proença (presidente da Câmara), Valdemar Gonçalves e
Rafael Boleta. Praça de toiros (em baixo) vai ser completamente
remodelada, mas este ano ainda dará as duas corridas

Mandada construir por Joaquim Mendes Núncio Jr. e inaugurada em 1922, substituindo uma anterior de madeira que ali existiu, a praça de toiros de Alcácer do Sal - que tem o nome do Califa -, inicialmente propriedade da Família Núncio, foi doada em 1974 à Santa Casa da Misericórdia, que este ano adjudicou a sua gestão à Câmara Municipal por um período de quarenta anos.

Vitor Proença, presidente da autarquia desde 2013 e que vai no seu terceiro mandato (termina em 2025), arregaçou as mangas e vai avançar com um projecto de total remodelação da praça de toiros, transformando-a num espaço multiusos coberto (à semelhança do Coliseu do Redondo, sem abertura amovível, mas com uma clarabóia no topo da cobertura para entrar a luz e com ventilação lateral) onde se possam realizar outro tipo de espectáculos, mas, como hoje referiu ao "Farpas", dando sempre a primazia à realização de corridas de toiros.

O presidente da Câmara participou hoje num almoço em Alcácer, testemunhado pelo "Farpas", com antigas glórias da forcadagem, alguns deles ali nascidos e criados e que fizeram história - e que história! - em vários grupos do país: Francisco Costa Montezo (antigo forcado dos Amadores do Montijo e ex-cabo dos Forcados Lusitanos), Luis Benard (histórico forcado dos Amadores de Lisboa e antigo cabo do desaparecido grupo do Aposento de Setúbal), Valdemar Gonçalves (que pertenceu aos Amadores de Évora e aos extintos Amadores de Alcácer e foi depois destacado forcado dos Amadores Lusitanos, sendo hoje Comandante dos Bombeiros de Alcácer do Sal), Vitor Vacas (que integrou os célebres Amadores do Alentejo então comandados pelo saudoso Juliano Louceiro e fez depois história nos Amadores de Montemor) e ainda Rafael Boleta (assessor do presidente da Câmara de Alcácer e antigo forcado do Aposento de Setúbal) - todos na foto de baixo com Miguel Alvarenga e o presidente Vitor Proença.

A Câmara vai lançar um concurso público para a realização do projecto de remodelação da praça de toiros e só depois de concluído esse processo se iniciarão as obras, que estão avaliadas em cerca de 4 milhões de euros e deverão demorar dois anos. A praça está neste momento e desde o ano passado adjudicada à empresa Ovação e Palmas de Luis Miguel Pombeiro, que será o promotor das duas corridas que ali se realizarão esta temporada: a primeira a 25 de Junho, por ocasião da Feira Pimel (de homenagem póstuma a Mestre João Núncio pelo centenário da sua alternativa, efeméride que ocorreu a 27 de Maio de 1923 no Campo Pequeno e que amanhã, precisamente, cumpre cem anos) e a segunda pela Feira de Outubro.

Amanhã à tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, vai realizar-se uma cerimónia evocativa do centenário da alternativa de Mestre João Núncio, com a presença de familiares do Califa (que será evocado por Maurício Vale) e na qual se apresentará oficialmente a corrida de 25 de Junho. O cartel - ainda não oficial - será de seis cavaleiros (entre os quais os dois bisnetos de Mestre Núncio, António Núncio e Francisco F. Núncio) e nas pegas estarão os grupos de forcados de Montemor e de Lisboa, lidando-se seis toiros do Engº Jorge de Carvalho.

Fotos M. Alvarenga e D.R.

Vitor Proença, presidente da Câmara, almoçou hoje em Alcácer
com glórias da forcadagem e com o director do "Farpas"
Amanhã no Salão Nobre da Câmara de Alcácer realiza-se uma
cerimónia comemorativa dos 100 anos da alternativa de Mestre
João Núncio - que será homenageado na corrida de Junho