sábado, 27 de maio de 2023

Mestre Núncio tomou a alternativa há 100 anos: Câmara de Alcácer rende hoje homenagem ao Califa

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, presidida por Vitor Proença, rende esta tarde homenagem à memória de Mestre João Branco Núncio no dia em que se comemora o 100º aniversário da sua alternativa - que recebeu na praça do Campo Pequeno a 27 de Maio de 1923, apadrinhado por António Luiz Lopes (cartaz em baixo).

A cerimónia realiza-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho e terá início às 15h00, contando com a presença da Família Núncio, nomeadamente dos netos e bisnetos do Califa, cuja carreira será evocada por Maurício Vale.

Nesta acto, a empresa Ovação e Palmas apresentará oficialmente o cartel da corrida que no próximo dia 25 de Junho promove na praça de toiros de Alcácer, integrada na Feira Pimel e na qual se homenageia Mestre Núncio pelos seus 100 anos de alternativa.

Ainda sem confirmação oficial, o "Farpas" pode adiantar que, salvo qualquer alteração de última hora, o cartel estará composto por Luis Rouxinol, João Moura Caetano, Manuel Telles Bastos, o rejoneador mexicano Emiliano Gamero e os dois cavaleiros bisnetos do Mestre, António Núncio e Francisco F. Núncio. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados de Montemor e de Lisboa e lidam-se seis toiros do Engº Jorge de Carvalho.

Fotos D.R.