terça-feira, 30 de maio de 2023

Praça cheia no domingo: Bastinhas e Romero foram os mais destacados em Azambuja

Foto André Ferreira/Facebook

Mesmo com Ventura à mesma hora na Moita, a praça de Azambuja encheu até às bandeiras no domingo na corrida tradicional da Feira de Maio, um espectáculo promovido pela empresa Ovação e Palmas a que o público disse presente.

Duas corridas de praça cheia (na Moita, esgotou e na Azambuja andou lá muito perto), a atestar o enorme fulgor que a tauromaquia está a viver nesta temporada de 2023.

Segundo o cronista Miguel Ortega Cláudio (site "Tauronews"), em Azambuja viveu-se uma tarde de triunfo com êxitos repartidos pelos seis cavaleiros e os três grupos de forcados frente a toiros exigentes da ganadaria Lampreia, encastados e que vieram a mais, sendo o sexto o melhor e o terceiro o pior.

Os cavaleiros que mais se destacaram, segundo Ortega Cláudio, foram Marcos Bastinhas e o rejoneador Andrés Romero, que "fizeram rejubilar o público de Azambuja". 

A lide de Bastinhas foi "um turbilhão de acontecimentos" e a de Romero foi "grande" e "chegou com muita força ao público", refere o cronista.

Foi de Ana Batista, a viver momento grande, "o ferro da tarde" (terceiro curto da sua brilhante actuação); Moura Caetano protagonizou uma actuação "de calma e temple"; Duarte Pintou toureou "com beleza e muita arte"; e Parreirita Cigano foi também autor de uma boa lide "que agradou aos presentes".

André Simões, forcado dos Amadores de Arruda dos Vinhos, ganhou o prémio em disputa para a melhor pega (terceira da tarde) e pelo seu grupo pegou ainda Nuno Aniceto (à primeira).

Pelos Amadores do Ribatejo foram forcados de cara Ricardo Regueira (à terceira) e Rafael Costa (à primeira); e pelos Amadores de Azambuja pegaram João Gonçalves (à primeira) e João Branco (à segunda).

A corrida foi bem dirigida por Lara Gregório de Oliveira, que esteve assessorada pelo médico veterinário José Luis da Cruz. Ao início do espectáculo, foi guardado um minuto de silêncio em memória do grande aficionado vilafranquense João Miguel Perdigão.

Fotos André Ferreira/Facebook e D.R.