Faltam poucos dias para que se cumpra o quarto aniversário do arranque dos espectáculos tauromáquicos - primeira corrida foi em Estremoz, organizada pelo empresário Luis Miguel Pombeiro, na noite de 11 de Julho de 2020 - em plena pandemia.
As lotações eram pela metade, as pessoas tinham que se sentar espaçadas na bancada e era obrigatório o uso da máscara.
Estivemos lá (foto de cima). Na outra foto, o cavaleiro António Maria Brito Paes brindando a sua actuação ao empresário Luis Miguel Pombeiro, que teve a coragem de dar o passo em frente... quando todos davam passos para trás. A ele devemos o arranque das corridas de toiros nesse tempo da pandemia.
E Pombeiro recordou-nos precisamente esse feito, ontem, na sua página da rede social Facebook - com estas palavras:
"Faz quatro anos no próximo dia 11 que demos o passo em frente e, com a ajuda do Paulo Pessoa de Carvalho, da Igac e do Ministério da Saúde, fomos os primeiros espectáculos a iniciar em plena pandemia! Normalmente não me arrependo do que faço, porque as intenções são sempre as melhores. No entanto, se fosse hoje, não sei se teria a coragem de o fazer… passados uns dias, arrancava também o Campo Pequeno que será sempre a Catedral do Toureio a Cavalo. Memórias futuras que valem o que valem, mas que para mim são importantes".
Em baixo, o cartaz da corrida de Estremoz, havendo a recordar que o rejoneador mexicano Emiliano Gamero não conseguiu viajar do México para Portugal e foi substituído pela cavaleira Ana Rita.
Fotos Maria Mil-Homens/Arquivo