A Fundación Los Ángeles Taurinos A.C., pela voz da sua presidente, a empresa mexicana Tomasina, expressopu através de um comunicado o seu "enérgico protesto contra a decisão que o júri tomou este sábado 29 de Julho na primeira final do certame 2024 da Copa Chenel, em que foi eliminado o toureiro mexicano Luis David, apesar de ter resultado triunfador com o corte de uma orelha".
O festejo teve ontem lugar na praça de toiros de Móstoles (Madrid), onde Luis David Adame (foto) foi ovacionado na primeira actuação e cortou uma orelha ao outro, com forte petição da segunda, convertendo-se num dos triunfadores, conjuntamente com Jorge Fernando Molina, que cortou uma orelha no seu primeiro toiro e foi ovacionado no segundo; enquanto Víctor Hernández teve um balanço discreto, com ovação depois de um aviso e volta à arena depois também de escutar um aviso.
"Foi injustificável que, face aos resultados obtidos, o júri tenha favorecido claramente Víctor Hernández, outorgando-lhe a classificação para avançar para a final da Copa Chenel, deixando marginalizado o mexicano Luis David" - protesta a Fundación no seu comunicado. E acrescenta:
"Este feito retira total seriedade e prestígio ao certame que organiza a Fundación Toro de Lidia, além de que põe em evidência, uma vez mais, a falta de reciprocidade para os diestros mexicanos que toureiem em Espanha, uma vez que, quando os espanhóis vêm ao México, são respeitados e apoiados totalmente".
A Fundación Los Ángeles Taurinos A.C. exige, a terminar o comunicado, "que se rectifique a injusta decisão para que se inclua de imediato Luis David na seguinte final".
Foto D.R.