sábado, 20 de julho de 2024

Adeus, Manuel Pires! - despediu-se um grande Forcado

Momento de emoção vivido ontem na Monumental da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, com a despedida das arenas do grande forcado Manuel Pires, cabo dos Amadores do Ramo Grande, que passou o testemunho a Rui Dinis, entregando-lhe a jaqueta, depois de ter feito a sua última grande pega, ao primeiro intento, com a raça e a técnica de sempre, ao primeiro toiro da corrida, da ganadaria de João Gaspar, que fora superiormente toureado por João. Moura Caetano.

Rui Nogueira captou estas imagens, que deu à estampa no Facebook e que aqui reproduzimos com a devida vénia, em jeito de homenagem ao grande Forcados que ontem disse adeus às arenas. A foto (a preto e branco) da última pega foi captada pelo repórter local Fernando Pavão e também publicada no Facebook na página de Manuel Pires.

Manuel Pires brindou a sua última actuação na arena aos pais e a sua Mulher e filha (fotos de baixo).

Foi o segundo cabo dos Amadores do Ramo Grande, grupo da Praia da Vitória (Ilha Terceira) fundado em 2007 por seu primo Filipe Pires, o primeiro cabo. Manuel Pires assumiu a chefia em 7 de Agosto de 2017, na temporada em que o grupo comemorou o seu 10º aniversário. Ontem passou o testemunho ao valoroso forcado Rui Dinis, que é agora o terceiro cabo do GFA do Ramo Grande.

Como ontem noticiámos em cima do acontecimento, numa grande e oportuna reportagem do nosso querido amigo Paco Duarte, Manuel Pires saiu em ombros com o matador António Ferrera nesta que foi a sua última tarde de glória nas arenas.

Fotos Rui Niogueira/Facebook