Levar a efeito uma corrida de toiros em pleno Verão (que é o tempo delas...), ainda por cima no Alentejo (que nestes meses do ano é um verdadeiro micro-ondas no máximo da temperatura), constituiu, estamos fartos de aqui o dizer, uma falta de respeito e consideração pelo público aficionado. Mais que isso: um atentado à paciência de alguém que faz o esforço de ir ver uma tourada à torreira do sol...
Salvo excepções (as quatro que foram remodeladas, ou seja, Lisboa, Elvas, Évora e Redondo), as praças de toiros nacionais são dos tempo dos Flinstones, isto é, da Pré-História, incómodas, sem as mínimas condições de conforto para o espectador. Se ainda por cima as touradas forem à hora da torreira do sol, pior.
Por isso, estranha-se que ainda haja empresários-suicidas que teimem em anunciar corridas à tarde nestes dias sufocantes...
Mas mais vale tarde que nunca: as empresas Toiros com Arte/Ovação e Palmas anunciaram hoje que a corrida do próximo sábado na vila da Terrugem (Elvas), que estava agendada para se iniciar às 18h00 (credo, cruzes, canhoto!), passou para as 22h00. Muito bem. Aplaudimos.
Esta alteração de horário, referem as duas empresas, "prende-se com o objectivo de poder proporcionar um espectáculo mais seguro e mais cómodo a todos os aficionados e artistas".