sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Ricardo Santana: bandarilheiro colombiano em estado crítico

Agravou-se o estado do bandarilheiro colombiano José Ricardo Santana Mazuera, de 48 anos, membro da quadrilha dia matador Juan Sebastián Hernández, vítima de gravíssima cornada sofrida à saída de um par de bandarilhas no terceiro toiro da corrida efectuada no passado dia 6 na Monumental de Manizales (Colômbia). 

O toureiro encontra-se em estado crítico, entre a vida e a morte, segundo as últimas informações hospitalares transmitidas pelos sites de tauromaquia colombianos e espanhóis.

Ricardo Santana está desde domingo internado na Unidade de Cuidados Intensivos no Hospital Universitário Departamental Santa Sofia de Caldas, em Manizales

O director clínico da unidade hospitalar, Carlos Alberto Piedrahíta, manifestou hoje a sua preocupação pelo agravamento do estado de saúde do paciente, que sofre de uma peritonite de processo infeccioso, que provoca uma septicemia (condição grave em que o corpo responde incorrectamente a uma infecção), acusando também uma insuficiência multisistémica ou multiorgânica (uma condição progressiva geralmente caracterizada pela insuficiência combinada de vários orgãos, com os pulmões, fígado e rins, simultaneamente, com alguns mecanismos de coagulação), uma reacção que usualmente se apresente depois de uma lesão ou num período pós-operatório, o que agrava o prognóstico.

Numa primeira intervenção cirúrgica foi-lhe removido o baço e realizada uma necrosectomia pancreática. O rim esquerdo foi avaliado no intraoperatório e optou-se por não intervir. A cavidade abdominal está compactada e uma nova avaliação está agendada em 48 horas.

Nas fotos de baixo, a sequência da tragédia.

Fotos D.R./Julián Velasco, Darío Augusto Cardona e Farley Betancourt