A empresa Doses de Bravura confirmou esta tarde nas redes sociais aquilo que o "Farpas" avançara esta manhã: o Maestro João Moura é o cabeça de cartaz da tradicional Corrida das Vindimas no dia 19 de Setembro (22h00) na Monumental de Almeirim, uma das suas praças talismã.
A empresa junta a este cartaz alguns dados biográficos de João Moura:
É uma lenda da tauromaquia mundial e o último revolucionário do toureio a cavalo. O Mestre João Moura é o primeiro nome confirmado para a Corrida das Vindimas, a 5ª Grande Corrida Borrego, Leonor & Irmão.
Nascido em Monforte (1960), João Moura estreou-se aos 7 anos (1967) e fez história no toureio equestre mundial. Debutou no Campo Pequeno aos 10 anos (1970) e aos 17 anos (1977) deixou a praça de Madrid de boca aberta com o seu toureio inovador.
Históricas foram a corrida da sua alternativa (1978) dada por Mestre David Ribeiro Telles, tal como a sua encerrona de 7 toiros (1979) ambas em Santarém.
Desenvolveu um estilo único que "aportou às regras clássicas do toureio a cavalo uma brega envolvente, que oferece ao toiro a garupa ou a espádua do cavalo, ladeia e galopa sem nunca lhe perder a cara, e templa ao máximo as investidas".
Feitos únicos: Saiu nove vezes pela Porta Grande de Las Ventas, recebeu do Rei Juan Carlos a distinção de melhor cavaleiro em 1998 e foi condecorado como Comendador da Ordem do Mérito (1991), pelo Presidente Mário Soares (foto em baixo).
Foto João Carlos de Alvarenga/Arquivo