A ganadaria Prudêncio tem raízes profundas na tradição tauromáquica portuguesa. Tendo sido fundada por Prudêncio da Silva Santos no início do século XX com toiros de casta portuguesa, na década de 40 são introduzidos sementais de sangue Parlade. Foi posteriormente enriquecida com sangue Murube-Urquijo, actual encaste, o que lhe conferiu a nobreza, casta, bravura e tipicidade que ainda hoje caracterizam os seus toiros.
Ao longo das décadas, a ganadaria, de que é proprietário o Dr. João Santos Andrade, Presidente da Associação de Ganadeiros, consolidou-se como uma referência no panorama nacional, lidando em importantes praças do país e mantendo sempre uma identidade bem definida, baseada na seleção criteriosa e no respeito pelas qualidades essenciais do toiro de lide.
O toiro Prudêncio destaca-se pela sua seriedade em praça, transmitindo emoção e impondo respeito tanto a cavaleiros como a forcados.
Na próxima sexta-feira 1 de Agosto (21h30) na corrida Concurso de Ganadarias de Paio Pires, marcada por um duelo luso-espanhol de grande prestígio, esta ganadaria portuguesa leva à arena um exemplar que sintetiza décadas de trabalho, paixão e dedicação ao campo bravo.
Numa corrida onde cada ferro representa uma história, a ganadaria Prudêncio apresenta-se com orgulho, pronta a afirmar o seu valor entre as mais emblemáticas casas ibéricas que irão competir em concurso disputando os prémios de Bravura e Apresentação.
Foto D.R.