Segundo nos informou esta manhã Pedro Maria Gomes, cabo do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, o forcado Nuno Fitas teve alta do Hospital Gracia de Orta às 05h00 da manhã e já se encontra em casa, não tendo sofrido, felizmente, qualquer lesão.
Nuno Fitas, experiente e valoroso forcado, tentou por duas vezes pegar o primeiro toiro da corrida de ontem em Paio Pires, um poderoso e bravo exemplar da ganadaria Canas Vigouroux com 575 quilos (que ganhou o prémio de apresentação), acabando por ficar inanimado na arena e retirado de maca.
Recuperou os sentidos na enfermaria e foi transportado ao Hospital Garcia de Orta, onde foi submetido a vários exames, que descartaram a existência de qualquer lesão. A pega foi depois consumada, na sua segunda intervenção, quarta tentativa efectiva, por Tiago Silva.
Não temos ainda notícias, que actualizaremos mal nos cheguem, do estado de saúde de Vasco Pereira, cabo dos Amadores de Vila Franca, que se lesionou após duas tentativas para pegar o segundo toiro, da ganadaria espanhola Dolores Aguirre, suspeitando-se de que tenha sofrido uma lesão numa perna, uma vez que abandonou a arena a coxear.
À hora em que a corrida terminava, Vasco Pereira estava a ser observado no Serviço de Ortopedia do Hospital Garcia de Orta. A pega acabou por ser feita pelo valente Guilherme Dotti na sua segunda intervenção, também à quarta tentativa efectiva.
Já a seguir, não perca a reportagem com as sequências das seis duras pegas de ontem na corrida de Paio Pires. E depois, leia a detalhada análise de Miguel Alvarenga.
Fotos M. Alvarenga