Fique agora com os melhores e mais emotivos momentos das seis lides de João Moura Júnior no sábado em Portalegre a toiros sérios e exigentes das emblemáticas ganadarias Veiga Teixeira e Murteira Grave - uma encerrona a sério, numa tarde que marca esta temporada e consagra o cavaleiro de Monforte como número-um do toureio equestre nacional, como seu pai há 50 anos.
Recebeu os seis toiros sem bandarilheiros a ajudar, fez tudo bem feito e como se fosse a coisa mais fácil e mais simples deste mundo, toureou, lidou, bregou, cravou, ladeou a um palmo do toiro, como se estivesse diante de um toiro "bonzinho" daqueles que não fazem mal e trotam ao lado dos cavalos - tudo isto frente a seis toiros de verdade, dos que exigem e pedem contas e com os quais não se pode brincar.
Moura Jr. deu uma dimensão enorme do seu toureio, reafirmou o seu estatuto de primeiríssima figura, reafirmou que, meio século depois, há outro Moura a mandar na tauromaquia.
As fotos falam por si e dispensam mais comentários.
Fotos M. Alvarenga
Primeira actuação, em que deu o mote para a tarde de triunfo, com um toiro de Murteira Grave. Brindou ao público |
Segunda lide, a um toiro de Veiga Teixeira, brindada ao Secretário de Estado da Agricultura, João Moura |
Como terceiro toiro, um exemplar de Veiga Teixeira daqueles que assustam qualquer ser humano, Moura Jr. esteve colossal. Lide brindada aos empresários Samuel Silva e Jorge Dias |
Quarto toiro, de Murteira Grave, lide brindada a Carlos Barreto, figura emblemática da Casa Moura há 50 anos |
Outra lide brilhante ao quinto toiro, de Grave, que brindou a toda a sua equipa. Recebeu o toiro com uma emotiva sorte de gaiola |
Momento alto: última lide a duo com o pai e depois a triunfal saída em ombros |