quarta-feira, 10 de setembro de 2025

João D'Alva sofre cornada em Villaseca de la Sagra

O valoroso novilheiro João D'Alva sofreu esta tarde uma arrepiante colhida em Villaseca de la Sagra (Toledo), de que resultou uma cornada - felizmente limpa, ou seja, sem atingir orgãos vitais - com "entrada e saída na zona lombar", a que foi operado na enfermaria da praça. Sofreu ainda um corte na perna direita. A cornada é considerada grave, mas o estado do toureiro português é estável e vai ser agora transportado ao hospital.

O acidente ocorreu no primeiro novilho-toiro desta tarde, da afamada ganadaria de Filhos de Celestino Cuadri, na última novilhada do certame XXV Alfarero de Oro em Villaseca de la Sagra, onde há dias alcançou um triunfo memorável o também novilheiro luso Tomás Bastos.

O novilho de Cuadri, refere o site "Mundotoro", "era um comboio, grande, largo e com tipo de toiro". Muito bem o recebeu de capote o toureiro português, preenchendo depois um emotivo tércio de bandarilhas. A colhida ocorreu já no final da faena, quando João D'Alva se preparava para matar o oponente. "Pagou com sangue João a entrega, sendo torneado na perna direita" - escreve o referido site.

O novilheiro português repartia cartel com Jesús de Calzada (que foi silenciado, depois de dois avisos, no novilho que feriu João D'Alva) e Kevin Alcolado.

João D'Alva, recorde-se, estava a viver uma temporada triunfal em Espanha, tendo sido há dias proclamado máximo triunfador da feira de novilhadas em Calasparra.

Fotos Philippe Gil Mir/"Mundotoro"