Publicamos na íntegra o emotivo e sentido discurso que o empresário Rui Bento fez no passado sábado na Nazaré, ao início da última corrida da Temporada de Oiro, em jeito de balanço e reconhecimento aos aficionados locais. "Demos dignidade e grandeza! Corremos riscos e fizemos magia... nunca poderemos esquecer a noite com o Maestro Morante de la Puebla!" - e com estas palavras, disse e resumiu tudo. A praça do Sítio da Nazaré foi, de facto, a praça da temporada! A palavra a Rui Bento...
"Caros Nazarenos e Caros Aficionados, Boa Noite, Nazaré!
"Hoje e aqui, nesta castiça Praça de Toiros do Sítio, sob a invocação e a benção de Nossa Senhora da Nazaré, damos por encerrada a Temporada Taurina de 2025.
"Satisfeitos, gratos, muito reconhecidos e de consciência tranquila!
"Deus quer, o Homem sonha... e a obra nasce! - disse o poeta.
"Damos graças porque Deus quis! Nós sonhámos... e a obra - fruto de muito trabalho, empenho, dedicação, riscos e aficion - aí está, para gáudio dos Nazarenos e orgulho desta maravilhosa Nazaré.
"Cumprimos com a tradição e defendemos a Tauromaquia como a mais legítima das Festas Populares Portuguesas. Porque é Cultura, é Identidade e, sobretudo, é um Padrão de Nobilíssimas Qualidades do Ser Português.
"Mas, também, porque é a liberdade de ser, estar e fazer dos Nazarenos!
"Oferecemos cartazes diversos, com os mais consagrados nomes dos artistas de Portugal, Espanha e México! Demos dignidade e grandeza! Corremos riscos e fizemos magia... nunca poderemos esquecer a noite com o Maestro Morante de la Puebla!
"Somos muito gratos à Confraria de Nossa Senhora da Nazaré - pelo seu apoio e confiança!
"Somos reconhecidos aos Ganadeiros, Campinos, Forcados, Bandarilheiros, Novilheiros e Cavaleiros Tauromáquicos que aceitaram estar connosco neste Verão de 2025, proporcionando bons espectáculos!
"Somos gratíssimos à Equipa Maravilha que, como um relógio, nos ajuda e apoia, nesta empresa que é a Doses de Bravura!
"Mas somos, sobretudo, devedores aos Nazarenos e à Nazaré! Muito obrigado e bem hajam!
"Reencontramo-nos, se Deus quiser, em 2026! Com a mesma determinação, empenho, profissionalismo e aficion!
"Hoje, a Nazaré despede-se de um cavaleiro tauromáquico, na sua derradeira temporada profissional e que comemora 30 anos de alternativa: Parabéns, Marco José!
"Estamos aqui neste momento para lhe reconhecer a sua trajectória de seriedade, a sua dilatada carreira e enaltecer que aqui nesta arena foi feliz e fez felizes os aficionados Nazarenos!
"Esta foi a praça em que mais vezes actuou ao longo da sua carreira.
"Há precisamente 25 anos, na desaparecida Praça de Toiros de Viana de Castelo, de boa memória, tive a honra de partilhar um cartaz com o Marco José. Ele como cavaleiro tauromáquico e eu como matador de toiros, num célebre "mano-a-mano" dedicado aos Emigrantes. Saudades...
"Sei bem, como Toureiro, as dificuldades de ser artista tauromáquico, conheço bem as muitas alegrias e as cornadas... por isso Marco José aqui estás... e eu cumpri, como empresário, com a minha palavra!
"Como sempre fiz, faço e farei, pela dignificação e engrandecimento da Festa de Toiros!
"Olhos em volta e anuncio que acabo de comprar os últimos 40 bilhetes e a Praça do Sítio da Nazaré está esgotada pela terceira vez nesta temporada. E vendo esta Praça do Sítio esgotada, a emoção e a sensibilidade só me permitem dizer...
"Obrigado, Nazaré! Obrigado!".
Rui Bento
6 de Setembro de 2025
Foto Miguel Calçada/Doses de Bravura