sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Instituições de Vila Franca expressam o seu pesar pela inesperada morte de Augusto Levesinho

Nas redes sociais multiplicam-se as manifestações de pesar pela inesperada morte de Augusto Levesinho, pai do empresário tauromáquico Ricardo Levesinho e de Rui Levesinho, ocorrida ontem em Vila Franca de Xira, na sequência de uma queda na rua, provavelmente provocada por um enfarte. 

Nada foi possível fazer para o salvar, apesar dos esforços das equipas dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca e da Ambulância Médica de Emergência e Reanimação que o socorreram no local. Por se tratar de uma morte na via pública, o corpo terá que ser autopsiado e as cerimónias fúnebres (por certo em Vila Franca de Xira) só vão decorrer depois de o Ministério Público o libertar e entregar à Família.

A União Desportiva Vilafranquense recorda Augusto Levesinho como "figura incontornável e que dedicou uma parte da sua vida ao hóquei em patins, onde deixou uma marca profunda".

"O seu empenho, espírito de equipa e amor pela modalidade inspiraram várias gerações de atletas e adeptos. Augusto foi um amigo, um conselheiro e um verdadeiro pilar da comunidade. O seu legado vive na memória de todos os que com ele partilharam momentos dentro e fora do ringue — e continuará presente no trabalho e na dedicação dos seus filhos, Ricardo e Rui Levesinho, que seguem as suas pegadas com o mesmo amor e entrega à UDV e à Tauromaquia" - acrescenta a UDT, que evoca ainda "a paixão, generosidade e espírito de união" que marcaram a vida do saudoso Augusto Levesinho:

"A família unionista e toda a cidade de Vila Franca de Xira despedem-se de um homem que viveu com paixão, generosidade e espírito de união. Que a sua memória permaneça viva nos corações de todos".

Também a Associação de Tertúlias  Tauromáquicas do Concelho de de Vila Franca de Xira manifestou o seu "mais profundo pesar pelo falecimento de Augusto Levesinho, muito ligado à tauromaquia e à Tertúlia 'O Estoque'":

"A sua dedicação, paixão e contributo para a defesa e valorização da cultura tauromáquica ficarão para sempre na memória de todos aqueles que com ele partilharam momentos e ideais. Neste momento de dor, endereçamos à família, amigos e a todos os elementos da Tertúlia 'O Estoque' as nossas mais sinceras condolências, desejando que encontrem conforto na lembrança do seu legado e no respeito que granjeou ao longo da vida. Descanse em paz".


Fotos M. Alvarenga e Emílio de Jesus/Arquivo


Augusto Levesinho na "Palha Blanco" com os filhos