Se as candidaturas de Raimundo e Palhais, da Sociedade Campo Pequeno, da "Gestoiro" dos Tendeiro e mesmo a da "Toiros & Tauromaquia" não foram surpresa no concurso para adjudicação da praça da Moita, já a parceria de António Manuel Cardoso ("Nené") com José Costa criou inusitada estupefacção no meio aficionado moitense.
É conhecida há vários anos a apetência de "Nené" pela praça da Moita. Chegou a dizer-se este ano que concorreria associado a António Manuel Barata Gomes, proprietário da famosa "Casa das Enguias" - o que não se verificou.
"Nené" acabou por surpreender ao apresentar-se a concurso em duas vertentes: numa proposta a solo, com a sua empresa "Toiros & Tauromaquia"; e noutra em parceria com o empresário alentejano José Costa (na foto da direita, na fila mesmo acima de João Moura, no ano passado na Feira de Março em Olivença), que esteve ligado ao cavaleiro João Moura em tempos e que foi empresário das praças de Portalegre e de Reguengos de Monsaraz (antecedendo precisamente a "Nené", que a gere desde o ano passado e por mais uma temporada).
Com interesses empresariais no Brasil e por isso mesmo conhecido no meio taurino como "Costa do Brasil", o empresário alentejano divide a sua vida entre Portugal e o Brasil, sendo há muitos anos aficionado da Festa Brava.
Fotos D.R. e João Dinis