sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cohen, Linhó e Supertramp - vamos nisso!





Miguel Alvarenga - Já deram os parabéns ao Huguinho Teixeira e ao João Moura Caetano, que fazem anos hoje? Eu já.
Estou por Évora, sem muito calor (haja Deus!), depois de dois dias fantásticos em Albufeira. Fernando dos Santos e Orlanda Gamboa (foto da direita, com a neta Carolina) abriram-nos as portas da sua nova mansão. Uma casa de sonho. Vão conhecê-la dentro de duas semanas nas páginas do "Farpas". A Rita até fez uma pega ao toiro da Herdade das Sesmarias Velhas! Está aqui está aceite na associação dos pegadores...
Dou neste momento algumas "pinceladas" no "Farpas" da próxima semana (ficam já a saber que traz uma bombástica entrevista com o matador de toiros Sérgio Santos "Parrita"!) e daqui a pouco rumo a Lisboa para assistir no Pavilhão Atlântico ao concerto de Leonard Cohen - adoro!
Amanhã sigo para o meu querido Linhó, depois de na passada segunda-feira ter ido a Tribunal justificar uma falta de Julho e ter sido advertido pela delegada do Ministério Público de que se faltasse mais algum fim-de-semana ia mas era bater com os ossos na cadeia "à séria" e cumprir o resto da minha pena em regime efectivo. Que pena que eu tenho de não ser pedófilo, traficante de drogas, assassino, terrorista, violador ou coisa do género... andava para aí na maior! G'anda país!
Levo comigo esta semana dois livros espectaculares. "A vida conta-se inteira", entrevista de Leonor Xavier a Rui Patrício (o filho foi meu colega no Valsassina), ministro do Governo de Marcello Caetano à data do famigerado 25 de Abril; e "As Lições do Tonecas", um clássico de Oliveira Cosme que reencontrei há dias em Évora, por seis euros, na tabacaria do terminal da Rodoviária, cujo proprietário me reconheceu e me perguntou logo "se ainda andava na minha vida de prisioneiro", desejando-me muita sorte. "Leio sempre as suas crónicas da prisão no jornal e gosto imenso!", disse com simpatia.
Em Albufeira, na corrida - de onde vim deliciado com mais um espectacular triunfo do Tomás Pinto e pela grande e agradável surpresa de ver "Parrita" em excelente forma - reencontrei grandes forcados, bons amigos: João Nunes Patinhas e Rui Souto Barreiros. Já em Évora, ontem, à chegada, tive o prazer de rever, no supermercado, o grande Murteira Correia, histórico primeiro-ajuda dos tempos áureos do Grupo de Montemor. Os forcados de antigamente, dos tempos em que os forcados não eram potier's, estimam-me e respeitam-me. E eu a eles, Não têm nada, mesmo nada, a ver com o fungagá dos dias de hoje...
Domingo saio do Linhó a correr - a correr, mesmo! - para voltar ao Pavilhão Atlântico e ouvir os Supertramp. Vai ser em grande!
Tenho pena de não ir amanhã a Évora para voltar a ver o Tomás Pinto com os Palhas. Mas há-de ir alguém por mim, fiquem descansados. Muita sorte para todos - especialmente para o novilheiros Daniel Nunes e Nuno Casquinha, que domingo toureiam, respectivamente, nas duas mais importantes arenas do mundo, Sevilha e Madrid.
Um óptimo fim-de-semana para todos!

Fotos M. Alvarenga