terça-feira, 21 de setembro de 2010

Em Santarém: Pinto cantou de galo!


A temporada de 2010 tem sido de confirmação e afirmação do cavaleiro Duarte Pinto como novo ídolo da aficion e Figura do Toureio Equestre. De triunfo em triunfo, corrida a corrida, dia a dia, tem vindo a consolidar a sua carreira sem grande pressa, sem grandes alaridos. Com um toureio sério, pausado, baseado numa óptima equitação e numa aprendizagem permanente e em trabalho árduo, Duarte Pinto provou mais uma vez, sábado passado em Santarém, o porquê de ser considerado como um dos grandes triunfadores da temporada.
Rubricou duas lides sérias, sendo que a segunda esteve perto da perfeição - se é que ela existe. Nos compridos demonstrou como se pode controlar a viagem de um toiro que arrancava prontamente, citando de praça a praça para cravar de frente e com risco, impondo emoção à sua arte.
Segundo esses primados, nos curtos deixou que o toiro investisse e cravou cinco curtos de eleição. Público rendido a uma grande actuação frente a um bom toiro de Núncio a merecer encontrar um verdadeiro toureiro pela frente.
Manuel Telles Bastos esteve muito bem no seu primeiro toiro, de António Silva; e valente e decidido no segungo, um manso de Veiga. O matador Luis "Procuna" esteve também em grande plano no seu primeiro, de Veiga, pausado e mandão com o capote, com um emocionante tércio de bandarilhas e bem com a muleta numa actuação que pode ter sido uma das melhores da sua carreira. No seu segundo, também de Veiga, esteve valente e foi colhido ainda antes do início da faena de muleta quando se dirigia ao centro da arena para brindar ao público, depois de mais um brilhante tércio de bandarilhas. Mesmo lesionado no nariz, esforçou-se com a habitual valentia. No final, foi passeado em ombros.

Fotos Pedro Cardoso/cortesia RP Duarte Pinto e D.R./cortesia RP Luis "Procuna"