sábado, 24 de dezembro de 2011

Maestro Amadeu dos Anjos tem largo com o seu nome na sua terra natal



A localidade de Safurdão, no concelho de Pinhel, prestou no Dia da Freguesia significativa homenagem ao Maestro Amadeu dos Anjos, dando ao largo principal o seu nome.
A Junta de Freguesia decidiu prestar tributo ao famoso matador de toiros, ali nascido, considerado "um ícone de Safurdão", louvando assim uma personalidade "ligada à terra e que se evidenciou tanto pelo mérito como pela dignidade".
Considerado ainda hoje o mais fino muletero dos toureiros nacionais, ex-professor de Pedrito de Portugal nos seus inícios, Amadeu dos Anjos recebeu a alternativa na Monumental de Salamanca em 13 de Setembro de 1963, apadrinhado por Paco Camino, com o testemunho de Manuel Benítez "El Cordobés", confirmando-a em 1964 na Monumental de Madrid.
Conquistou ao longo da sua carreira inúmeros troféus nas principais arenas do mundo e sobretudo o reconhecimento dos aficionados, que ainda hoje o referem como um dos maiores do nosso toureio a pé. No seu livro "Portugal-Paixão", a jornalista Leonor Xavier considerou-o um dos 100 portugueses mais destacáveis.
Assistindo esporadicamente a algumas corridas (na foto, no passado dia 1 de Novembro na praça de toiros do Redondo), Amadeu dos Anjos vive hoje recatado, junto ao mar, na península de Tróia.

Fotos D.R. e M. Alvarenga