sábado, 17 de março de 2012

Antigo matador José Manuel Pinto homenageado em V. Franca

José Manuel Pinto festejou entre amigos o seu 67º aniversário
no Clube Taurino Vilafranquense
Com Arnaldo Santos e João José Vieira Pedro
José Manuel Pinto com os antigos forcados Arnaldo Santos
e Constantino Agostinho

O antigo matador de toiros José Manuel Pinto foi homenageado ontem por amigos no dia em que festejou o seu 67º aniversário natalício, no Clube Taurino Vilafranquense. Tratou-se de um jantar surpresa organizado pelo seu conterrâneo e antigo forcado Arnaldo Santos, que reuniu mais de vinte amigos e aficionados, muitos dos quais o famoso diestro reencontrou trinta anos depois. Uma jornada de grande e emoção, onde se recordaram velhos tempos e saudosas figuras da tauromaquia nacional, em especial o matador vilafranquense José Falcão, companheiro do homenageado em muitas tardes.
Natural das Caldas da Rainha, dedicou 35 anos da sua vida à arte tauromáquica, tendo actuado nos quatro cantos do mundo: Portugal, Espanha, México, Colômbia, Perú, Equador e Califórnia. Depois de promissora campanha como novilheiro, recebeu a alternativa de matador de toiros na praça de Cáceres em 19 de Agosto de 1973, apadrinhado pelo Maestro António Bienvenida com o testemunho de José Luis Parada.
Em meados dos anos 70 rumou à Califórnia, depois de adquirir e levar uma praça de toiros desmontável, tendo sido conjuntamente com Armando Soares um dos pioneiros da realização de corridas de toiros naquele Estado norte-americano. Já afastado das lides, viveu durante largos anos nos Estados Unidos, onde casou, tendo regressado a Portugal há seis anos. Reside actualmente no Porto.

Fotos D.R.