quinta-feira, 15 de março de 2012

APET: tudo (quase) como dantes...



Como se esperava e o "Farpas" avançara esta manhã, Paulo Pessoa de Carvalho foi reconduzido, por unanimidade - e até aclamação - na presidência da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), depois de há três semanas ter apresentado a demissão do cargo. Com uma novidade: a APET passa a ser dirigida (está na moda...) por uma "Troika", formada agora por Pessoa de Carvalho (foto de cima), pelo empresário Carlos Calado (foto de baixo) e pela empresa José Salvador Herds., personificada pelo cavaleiro tauromáquico Rui Salvador (foto ao lado), que gere a praça de toiros de Tomar, sua propriedade.
A Assembleia-Geral é presidida pela Sociedade Campo Pequeno e o Conselho Fiscal pela Junta de Freguesia de Abiúl, entidade organizadora das corridas de toiros naquela que é considerada a praça de toiros mais antiga de Portugal (concelho de Pombal).
A Assembleia-Geral desta tarde, efectuada no Salão Nobre da praça do Campo Pequeno, iniciou-se com um minuto de silêncio em memória do ganadeiro António Figueiredo Lampreia, falecido esta manhã. Seguiu-se, segundo comunicado emitido ao final do dia pela APET, "uma produtiva tarde de trabalho em que, definitivamente, ficaram sanadas as divergências entre associados".
"Vêm aí tempos difíceis, sendo esperados fortes ataques à Festa dos Toiros", refere a APET, frisando que pretende ser "um baluarte na defesa da Tauromaquia, pelo que tudo fará para promover a união entre os seus associados, promovendo de igual modo o melhor diálogo na busca de uma estratégia comum com os restantes agentes da Festa" - refere o comunicado final.
A APET realça ainda que "foi dado o total apoio por esta assembleia à Federação Prótoiro, considerada uma estrutura fundamental para a defesa, promoção e divulgação da Festa".
Pelo menos, dizemos nós, à Festa em Espanha... a atestar pela recente e muito contestada excursão a terras de Olivença...

Fotos Hugo Teixeira, D.R. e Emílio