quinta-feira, 15 de março de 2012

Ganadeiro António Lampreia será autopsiado amanhã em Beja


O corpo do ganadeiro António Lampreia encontra-se em Beja, onde será autopsiado amanhã. O prestigiado criador de toiros e antigo forcado, figura muito acarinhada no meio taurino, foi  hoje encontrado morto na sua herdade em Aljustrel, o Monte de Nossa Senhora, desconhecendo-se ainda as causas do falecimento. Só amanhã, provavelmente, será anunciada a data e hora das cerimónias fúnebres.
Filho de Manuel António Lampreia, que em 1945 criou a afamada ganadaria, António Manuel Figueiredo Lampreia viria em 1982 a "refazê-la", depois de ter sido praticamente extinta, primeiro com a morte do seu fundador em 1963 e depois com as conturbadas situações criadas com a "revolução" de Abril de 1974. A actual ganadaria, que António Manuel Lampreia dirigia com saber e desmedida afición, tem a antiguidade registada em 1990 e procedência de vacas das ganadarias Cabral Ascensão, Charrua e Núncio e de um semental de António Silva, a que mais tarde juntou vacas de Brito Paes e Rio Frio. Era, aliás, grande e muito próxima a sua relação de amizade com a Família Brito Paes, sendo normalmente companheiro de barreira, nas praças de toiros, de Dª Maria de Fátima, viúva do também ganadeiro e cavaleiro Dr. Brito Paes, Avó do actual cavaleiro António Maria Brito Paes. Na foto, vemos o já saudoso ganadeiro ao lado de Dª Maria de Fátima, há cinco anos, na corrida que se realizou em Beja numa praça portátil para apresentação do actual Grupo de Forcados de Beja.
Nada faria prever uma tragédia destas. António Lampreia não estava doente, não se lhe conheciam problemas e era um homem  alegre, bem disposto e "muito agarrado à vida", como lembram os amigos.
Tinha 79 anos, recentemente cumpridos, era casado com Dª Maria Odile Faleiro Ramos Camacho e pai de quatro filhos, todos eles excelentes aficionados: António Manuel, Ana Rita, Joaquim António e Maria do Pilar - a quem apresentamos as mais sentidas condolências, bem como a toda a ilustre Família enlutada.
Além da sua entusiasta dedicação à criação de toiros bravos e ao campo - cerealicultura era a actividade desenvolvida na Herdade Monte de Nossa Senhora, em Aljustrel - António Lampreia foi também forcado amador. Pegou no Grupo de Montemor, onde se estreou em 12 de Agosto de 1957 na praça do Redondo e onde se manteve no activo durante apenas uma temporada, transitando depois para os Amadores de Santarém, onde seu irmão, também já falecido, Joaquim Inácio Lampreia, foi destacado cernelheiro nos tempos em que era cabo Ricardo Rhodes Sérgio. A empresa "Aplaudir" anunciou já que lhe prestará homenagem guardando um minuto de silêncio na corrida de abertura da temporada no próximo domingo na Monumental "Celestino Graça".
Amanhã, assim que disponível, daremos nota do dia e hora do funeral.
Que em paz descanse.

Foto Emílio