domingo, 18 de março de 2012

Esta tarde: "filhos" não levaram público a Santarém...


Quer se queira, quer não se queira, a verdade é que os "filhos" continuam a não despertar o interesse da afición, sendo ainda os "velhos" (salvo seja) quem tem força para levar gente às praças. Bem montado e procurando fomentar a competição entre os novos, o cartel desta tarde na Monumental de Santarém não foi (ainda) suficiente para justificar a apetência dos aficionados. Cerca de um quarto das bancadas preenchidas em tarde de muito frio (que também não ajudou à festa).
Lourenço Luzio foi o competente director de uma corrida em que os jovens cavaleiros Manuel Lupi, João Telles e Salgueiro da Costa brilharam num toiro cada e "andaram" nos outros. Os exemplares da ganadaria de José Luis de Souza d'Andrade não ajudaram, apesar de bem apresentados.
Não fossem os forcados, sobretudo os de Santarém (que foram profetas em sua terra) e a corrida pouca história tinha para contar. Foram caras pelo grupo da cidade, todos eles com pegas executadas à primeira tentativa, os forcados João Torres, João Góis e João Brito. Pelos Amadores de Montemor pegaram João Tavares (à terceira), Francisco Borges (à primeira) e Federico Caldeira (à segunda).
No início do espectáculo, como prometido pela empresa, guardou-se um minuto de silêncio em memória do ganadeiro António Lampreia, antigo forcado dos grupos de Santarém e Montemor, falecido esta semana.

Foto D.R./Arquivo