segunda-feira, 5 de março de 2012

José L. Gonçalves à Lusa: "Academia do C. Pequeno está a crescer"



Mais de duas dezenas de jovens frequentam a Academia de Toureio do Campo Pequeno (ATCP), um projecto que está também a "cativar" estudantes de várias universidades de Lisboa que "sonham" abraçar esta arte.
"Nós temos mais 40 inscritos, mas assiduamente comparecem às nossas iniciativas mais de 20 jovens", disse hoje à Agência Lusa o diretor artístico da ATCP, o matador de toiros José Luís Gonçalves (na foto, com um aluno, na arena da praça lisboeta)..
Criada em Abril de 2011, a ATCP está a despertar a "curiosidade e o gosto" junto de jovens alunos de escolas e universidades de Lisboa que, ao longo das suas vidas, nunca tiveram uma ligação ao campo ou ao toureio.
De acordo com José Luís Gonçalves, estes jovens têm comparecido às aulas da academia, uma vez que a ATCP tem efectuado, com regularidade, vários treinos no exterior da praça e isso "tem despertado a atenção e curiosidade" dos jovens. "Temos estado a notar esse crescimento", observou o toureiro, que ministra aulas a alunos vindos vários pontos do país.
Totalmente financiada pela empresa do Campo Pequeno, a ATCP, além de ensinar os jovens a tourear de salão (estética, postura e como manejar os utensílios de tourear), também ministra aulas "a sério" no campo, nomeadamente em tentaderos (treinos com vacas no campo).
Sobre a ATCP, José Luís Gonçalves destacou ainda o investimento que a empresa do Campo Pequeno tem feito neste projeto, nomeadamente na realização anual de um "bolsin taurino", uma iniciativa que envolve várias escolas de toureio de vários países.

Foto D.R.