terça-feira, 20 de março de 2012

Madrid: anti-taurinos condenados a multa de 18 mil euros


Os seis anti-taurinos activistas do grupo espanhol Fundación Equanimal que em 4 de Maio de 2008 saltaram à arena da Monumental de Madrid protestando contra as corridas de toiros, foram hoje condenados pelo Tribunal de Contencioso Administrativo de Madrid a pagarem cada uma multa de 3 mil euros, o que totaliza 18 mil.
A polémica ocorreu após a morte do primeiro toiro dessa tarde, de San Martin, com o qual Morenito de Aranda confirmou a alternativa. Os activistas anti-taurinos permaneceram na arena cerca de dois minutos, ante a passividade do presidente (director) da corrida, Muñoz Infante e da própria polícia, que se negou a intervir quando o director de lide, o matador de toiros Salvador Vega, o solicitou. Acabaram por ser os areneros (pessoal de serviço à arena) e os monosabios (ajudantes dos picadores) quem levou os seus manifestantes a abandonar o ruedo de Las Ventas.
Na sequência deste incidente, o delegado governamental de serviço na Monumental de Madrid, Francisco Javier Meco Murillo, foi demitido das suas funções por não ter intervido e ordenado às forças policiais que actuassem. Os seis activistas foram presos e soltos na manhã do dia seguinte, depois de ouvidos por um juiz, que os acusou de infracção e altercação da ordem pública. Hoje, foram condenados em Tribunal.

Foto ABC