domingo, 18 de março de 2012

Monumental de Albufeira cumpre 30º aniversário



A Monumental de Albufeira cumpre esta ano o seu 30º aniversário - uma efeméride que se assinala no próximo dia 10 de Abril.
Falar da praça de toiros de Albufeira - uma das mais cómodas e a que mais espectáculos dá por ano em Portugal - é falar também de Fernando dos Santos (na foto de cima e ao lado, com Paco Camino, há 30 anos, na iauguração da praça), um dos nomes grandes do nosso toureio a pé, com gloriosa carreira também cumprida no México (onde ainda hoje goza do estatuto de Figura do Toureio), que depois de se retirar das arenas foi um dos primeiros a correr o país com uma praça portátil, levando o espectáculo tauromáquico a terras onde nunca o haviam visto ao vivo, sobretudo a Norte.
No local onde hoje existe a Monumental de Albufeira, funcionou durante alguns anos uma praça desmontável onde começou a dar corridas no Algarve, depois de as haver realizado também no Alvor.
A Monumental de Albufeira dá corridas ininterruptamente há trinta anos e foi inaugurada a 10 de Abril de 1982 com uma grande corrida de toiros em que actuaram os cavaleiros Angel Peralta, José Mestre Batista e José Zuquete e os matadores Fernando dos Santos e Paco Camino, bem como os Forcados Amadores de Beja, sob o comando de João Marujo Caixinha.
Além de empresário taurino, o antigo matador de toiros é também criador de toiros e proprietário de uma das melhores ganadarias da actualidade, a Herdade das Sesmarias.
Durante os últimos trinta anos, a par da gestão da praça de Albufeira, Fernando dos Santos foi também, em meados da década de 80, empresário da praça de toiros do Campo Pequeno, para a qual tinha um ambicioso projecto de cobertura e remodelação (modernização) do espaço, que acabou depois por ser levado a cabo, com alterações, pelos actuais empresários.

Fotos D.R. e Henrique de Carvalho Dias