quinta-feira, 1 de março de 2012

Rui Bento revela ao "CM" mais novidades sobre temporada lisboeta

Rui Bento considera que os Palhas na abertura constituem "um aviso à navegação"
Foto M. Alvarenga
Sónia Matias com Ana Batista a 3 de Maio na Corrida "Vidas". A pé, provavelmnente
Padilla e Pedrito
Foto "CM"
Campeão Rouxinol ao lado de Moura, frente aos Palhas, na primeira corrida de Lisboa
Foto M. Alvarenga



Luis Rouxinol estará na corrida de abertura do Campo Pequeno, a 12 de Abril, ao lado do Maestro João Moura para enfrentar os toiros da centenária ganadaria Palha, que regressam a Lisboa após quinze anos de ausência - revela hoje o director de Actividades Taurinas da primeira praça do país, Rui Bento, em declarações ao jornal "Correio da Manhã".
Os Forcados de Santarém também integrarão o primeiro cartel da temporada no C. Pequeno, ao lado dos Amadores de Lisboa.
A presença de Luis Rouxinol na abertura da época tinha sido avançada pelo "Farpas", em primeira mão, há mais de um mês, embora outros elencos tivessem entretanto sido "soprados" em vários sites e blog's nacionais.
Falou-se em Rui Fernandes e até em Manuel Ribeiro Telles Bastos. Neste momento o cartel está quase rematado, faltando apenas um nome. Fernandes? Aguarde-se...
Rui Bento considera que a presença dos toiros de Palha na primeira corrida "é um aviso à navegação para uma temporada com toiros mais exigentes".
Nesta entrevista, Rui Bento confirma também outra notícia adiantada em primeira mão pelo "Farpas" esta semana: Pablo Hermoso de Mendoza actuará em Lisboa a 17 de Maio, na corrida comemorativa do 7º aniversário da reinauguração da praça. O número um do toureio a cavalo apresenta-se no C. Pequeno depois das apoteóticas campanhas na Colômbia e no México (onde ainda se encontra), tendo nesse noite a seu lado e segundo revela Rui Bento, "duas primeiras figuras do toureio a cavalo e outros tantos grupos de forcados". O cabeça de cartaz nessa noite deverá ser António Ribeiro Telles, embora o representante da empresa o não tenha confirmado.
Outro cartel avançado hoje por Rui Bento no "CM" é o de 3 de Maio (segunda corrida da temporada), que será a Corrida "Vidas/Correio da Manhã": a cavalo, Sónia Matias e Ana Batista; a pé, Pedrito de Portugal (ainda não confirmado) e provavelmente Juan José Padilla.
Na segunda parte da temporada, Rui Bento anuncia a Corrida "Correio da Manhã" a 19 de Julho com três cavaleiros de dinastia que "fazem parte da história do toureio a cavalo nacional e internacional", pelo que deverá integrar o cartel um rejoneador espanhol (muito provavelmente Cartagena ou Leonardo Hernández).
Por fim, Rui Bento anuncia "uma grande cartada" para a corrida de 18 de Agosto, data oficial da comemoração dos 120 anos da inauguração da praça do Campo Pequeno - que poderá ser a presença do mítico matador José Tomás (foto da direita). Bento revela que o diestro "não descartou essa hipótese" nos primeiros contactos já realizados com o seu apoderado Salvador Boix. José Tomás já actuou no Campo Pequeno, numa corrida "mano-a-mano" com o cavaleiro Paulo Caetano, na antiga praça de toiros, antes do fecho para obras. Sairam ambos em ombros.
José Tomás actuou pela segunda e última vez no Campo Pequeno em 1987 na 5ª Corrida "Correio da Manhã", alternando com Vitor Mendes - que saíu triunfador. A cavalo, actuaram Mestre Luis Miguel da Veiga e João Moura. Lidaram-se oito toiros, à maneira antiga.


Fotos D.R.