quinta-feira, 15 de março de 2012

Se os outros calam, contamos nós!



Esperava-se, não foi novidade para ninguém. Paulo Pessoa de Carvalho foi reconduzido (com aclamação e tudo e por unanimidade) na presidência da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos. Com uma (surpreendente) novidade: a APET passa a ser dirigida por uma "Troika" composta pelo Paulo, por Carlos Calado e por Rui Salvador (e demais representantes da empresa José Salvador Herdeiros).

Ou seja: ficou tudo como dantes, três semanas depois de Pessoa de Carvalho ter feito o "teatro" de apresentar a demissão, sabendo-se, como se sabia, que ninguém estava "disponível" para ocupar esse cargo... nem Rui Bento, de que tanto se falou.

A Sociedade Campo Pequeno passa a presidir à Assembleia-Geral - o que dá uma maior credibilidade à associação. A surpresa é o Conselho Fiscal passar a ser presidido pela Junta de Freguesia de Abiúl - uma "empresa" que realiza apenas quatro ou cinco touradas por ano.

O comunicado da APET, difundido pela Sociedade Campo Pequeno, dá conta de que "ficaram sanadas" na reunião de hoje "as divergências" que opunham empresários a empresários. A ver vamos por quanto tempo...

Vai dar muito que falar o desafio feito pela empresa "Gestoiro" para que o Grupo de Forcados de Portalegre pegue oito toiros na corrida de Julho na praça da cidade alentejana. Há forcados a favor e forcados contra essa intervenção do grupo...

Diz-se que um grupo de forcados filiado na Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) é filiado também numa associação que esta temporada já promoveu dois espectáculos, um em que pegaram grupos associados na ANGF e outro em que actuaram grupos não alinhados... nada a dizer?

Diz-se que o festival programado para a Páscoa em Albufeira será promovido conjuntamente por João Moura e Tito Semedo, com cartel de luxo, incluindo cavaleiros do clã de Monforte... aguarde-se.

Mateus Prieto regressa a Espanha no próximo dia 12 de Maio, depois de no mês passado ter triunfado em Ajalvir (Madrid). Praça e cartel ainda em segredo...

Nuno Pardal, cavaleiro retirado e actual presidente do Fundo de Assistência dos Toureiros, pode eventualmente voltar a actuar no Campo Pequeno em Agosto no festejo comemorativo dos 60 anos da instituição, em que se homenageará a memória de Diamantino Vizeu, seu fundador.

Aplausos à empresa do Campo Pequeno pelo bonito cartaz da corrida de inauguração da temporada (12 de Abril) - que ontem divulgámos em primeiríssima mão. Para já, o cartaz da temporada (em termos gráficos, mas também artísticos).

Mais longe, diz-se, a possibilidade de José Tomás tourear em Lisboa em Agosto. Mas enquanto há vida, há esperança. E Rui Bento não a perde...

Deu brado - esperava-se - a análise que aqui fiz aos sites e blog's taurinos nacionais. Não falei de todos. Falei dos "principais". Não falei do "faenas.tv", do meu amigo Diogo Marcelino. Chamaram-me à atenção. Explico: é um sítio àparte, a quem tenho dado a merecida atenção, sobretudo pelos trabalhos em video que tem apresentado, algo diferente do comum dos sites ou blog's. Não está a mais nem a menos. Tem o seu lugar específico. E distinto dos outros.

O meu querido "mano" Cortesão continua a sacar fotos a esmo, de todo e qualquer site e blog, sem se lembrar de citar a procedência. Dou toda a razão aos protestos do Eduardo Serrano (tauromaquiablog). Tem imensa graça o João, teve sempre. Mas há que respeitar as regras, Joãozinho. Quando sacares fotos, como hoje fizeste à do saudoso ganadeiro Lampreia (do Emílio, publicada por mim), ao menos regista de onde ela veio...

Há grandes novidades para a segunda parte do abono da temporada no Campo Pequeno. Aguardem...