segunda-feira, 19 de março de 2012

Toiros Grave na Moita, em Reguengos e em Évora


A emblemática ganadaria de Murteira Grave lidará toiros este ano nas praças da Moita, de Reguengos de Monsaraz e de Évora e tem ainda exemplares apartados para os concursos de ganadarias que se efectuarão em Évora, Alcochete e Coruche - revela o proprietário, Joaquim Grave (na foto) numa longa e interessante entrevista a Miguel Ortega Cláudio, no site "naturales-tauromaquia".
Quanto à praça do Campo Pequeno, Grave está convencido de que não lidará os seus toiros em 2012, uma vez que "quando vou a Lisboa, vêm ver os toiros em Novembro e este ano não vieram...".
O famoso ganadeiro confessa alguma estranheza pelo facto de a empresa ter anunciado uma temporada acentuadamente "tourista" (baseada no toiro) e ter excluído, à partida, a sua divisa, uma das mais emblemáticas de Portugal, mas desdramatiza a tese, que alguns avançaram, de que essa exclusão teria a ver com o teor do comunicado com que, há um ano, criticou severamente o piso da arena lisboeta quando os seus toiros ali foram corridos na abertura da temporada.
Vale a pena ler na íntegra a entrevista. Pela frontalidade - usual - com que Joaquim Grave trata variados temas, entre os quais o da eterna suspeita de que se drogam os toiros em Portugal...
"Não acredito nisso", diz.

Foto "Mais Alentejo"