sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Maestro Fernando dos Santos confirmou alternativa há 44 anos em Madrid



Semana de dupla comemoração para o Maestro Fernando dos Santos - ainda e sempre uma das maiores glórias do nosso toureio a pé.
Depois de na passada terça-feira, 9 de Outubro, ter comemorado 46 anos de alternativa (duas orelhas e saída em ombros na praça de Mérida em 9 de Outubro de 1966), cumprem-se hoje 44 anos da data (12 de Outubro de 1968, Dia da Hispanidad) em que confirmou gloriosamente a alternativa na Monumental de las Ventas, em Madrid. Lidou o toiro "Cromito" da ganadaria de Molero Hermanos e teve como padrinho Santiago Castro "Luguillano" e como testemunha Adolfo Álvila "Paquiro" (foto ao lado).
Natural de Póvoa de Alcobaça, sem quaisquer antecedentes taurinos familiares, é um caso raro de afición e determinação. Fez-se toureiro à custa do seu imenso valor. Foi, ao tempo, um dos "mais valentes". E triunfou em Portugal, em Espanha e, em final de carreira, no México - onde ainda hoje é lembrado como uma Figura. Há trinta anos, actuou pela última vez mano-a-mano com o célebre Paco Camino na inauguração da sua Monumental de Albufeira. É hoje um conceituado ganadeiro e o empresário taurino que mais espectáculos e mais oportunidades aos novos dá por ano. Na sua praça algarvia deram os primeiros passos quase todos os grandes toureiros da actualidade. Um caso!
Parabens, Maestro!

Fotos Botán/@Fernando dos Santos