segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Paco Duarte sábado em Canencia (Madrid): "Estou aqui!"

Paco Duarte recebendo o primeiro toiro da tarde no sábado em Canencia (Madrid)
Paco Duarte com João Moura Jr. e Hugo Silva no sábado em Canencia


Francisco (Paco) Duarte puxou no sábado dos seus galões em Canencia de la Sierra (Madrid) e explicou aos mais novos: "Estou aqui!". O bandarilheiro "puntillero" de João Moura Jr. recebeu e lidou de capote o primeiro toiro da tarde, com mais de 400 quilos, da ganadaria de La Castilleja, naquela que foi a corrida de encerramento da temporada do cavaleiro de Monforte.
"Os mais novos, nomeadamente os meus queridos companheiros de quadrilha, Hugo Silva e Bini Moura, assim como o próprio João, nunca me tinha visto actuar, a não ser no ano passado no festival de Monforte, mas diante de um novilho. E no sábado, como se tratava da corrida de fecho da nossa temporada, desafiaram-me para receber um toiro e eu não virei a cara! Mostrei que ainda podia!" - explicou Paco Duarte.
Com 61 anos, natural da Malveira, Paco Duarte foi promissor novilheiro, sobretudo em Espanha (onde se radicou) no final dos anos 70 e na década de 80, anunciando-se nos cartéis como "O Noivo da Morte". Há trinta anos, esteve mesmo vinte duas prostrado à porta da Monumental de Madrid, lutando por uma oportunidade de pisar a primeira arena do mundo - o que conseguiu. No ano passado cumpriu vinte anos de alternativa. Tornou-se matador de toiros a 25 de Agosto de 1991 em Chelva (Valência), apadrinhado pelo matador francês Michel Lagravére (pai do novilheiro "Michelito"), com o testemunho de Gregório de Jesus. Pouco depois de cumprir o sonho, passou a bandarilheiro, estreando-se em Espanha às ordens do cavaleiro José Manuel Duarte, no dia a seguir a este ter recebido a alternativa em Santarém.
Com mais de trinta anos de carreira nas arenas, Paco Duarte surpreendeu tudo e todos no passado sábado em Canencia. Emocionado, porque nunca o vira "em acção", o cavaleiro Francisco Palha, que actuava mano-a-mano com Moura Jr., brindou-lhe a sua faena (foto ao lado).

Fotos Ricardo Relvas/elredondeltaurino.blogspot.com