segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Presidente da APET considera que o negócio taurino está "crítico"




O presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos (APET), Paulo Pessoa de Carvalho, considerou hoje que a tauromaquia "sobreviveu" à crise esta temporada e que o número de espectáculos foi menos reduzido do que o inicialmente previsto.
"Surpreendentemente, o ano fica marcado por uma menor quebra de espectáculos do que aquilo que eu inicialmente afirmei. O decréscimo do número de espectáculos será da ordem dos 10 por cento, em relação a 2011", disse o responsável, em declarações à agência Lusa.
De acordo com dados fornecidos pela APET, em 2011 realizaram-se em Portugal 300 espectáculos tauromáquicos, tendo a associação previsto no início deste ano que a quebra de espectáculos para esta temporada seria de cerca de "20 a 30 por cento". Apesar dos tempos difíceis, Paulo Pessoa de Carvalho considerou que a tauromaquia "sobreviveu" em 2012, embora tenha ficado "um pouco mais debilitada" pela falta de público em determinados espectáculos.
Paulo Pessoa de Carvalho manifestou a opinião de que "houve falta de bom senso" por parte dos empresários em determinados momentos da temporada, sublinhando que o número de espectáculos deveria ter sido mais reduzido "para bem de todos nós (empresários)".
Para sustentar a sua opinião, o presidente da APET deu como exemplo as feiras taurinas que se realizaram no país e que foram "inacreditavelmente más em termos de público".
O presidente da APET defendeu que o "negócio tem que ser rentável e tem que reduzir a escala" nos próximos tempos.
"A feira da Moita foi sintomático daquilo que foi o poder de compra dos portugueses e do pouco dinheiro que havia", especificou.
Paulo Pessoa de Carvalho apontou ainda 2013 como sendo um "ano mais duro" para os empresários tauromáquicos e para a restante actividade económica, alertando que os empresários devem ter "o coração nas mãos", uma vez que o negócio está "crítico".
A temporada tauromáquica em Portugal arranca todos os anos no dia 1 de Fevereiro, com um festival taurino na praça de toiros de Mourão, e termina no dia 1 de Novembro com espectáculos no Cartaxo e no Coliseu de Redondo.

- Lusa/ionline

Fotos D.R.