segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

C. Dias: "Uma Tarde Em..." V. Franca (Maio de 1989)

Eduardo Oliveira, que fora forcado, tornou-se matador de toiros
e toureava com raro sentimento
José Luis Gonçalves, ainda e sempre recordado como um dos mais finos
e mais artistas muleteros nacionais
Arte e temple na muleta do então promissor José Alexandre
O saudoso Francisco Plirú
António Badajoz exercendo a sorte de picar na arena de Vila Franca


"Uma Tarde Em..." Vila Franca de Xira. Era o dia 6 de Maio de 1989 e a castiça "Palha Blanco" vibrou com uma novilhada picada em que actuaram três dos mais promissores diestros nacionais desse tempo: Eduardo de Oliveira, José Luis Gonçalves e José Alexandre.
Henrique de Carvalho Dias (foto ao lado) recorda-nos alguns momentos desse festejo, não esquecendo a presença em praça do saudoso bandarilheiro Francisco Plirú e também a actuação do Maestro António Badajoz como picador.
Os três diestros estão hoje retirados das arenas. Eduardo Oliveira mantém a sua inabalável arte em tentaderos (onde dá gosto revê-lo de quando em vez!); José Luis Gonçalves, dos três, o que foi mais longe, é hoje em dia professor da Academia de Toureio do Campo Pequeno; e José Alexandre, sobrinho do antigo matador coruchense José Simões, tornou-se depois destacado bandarilheiro, esteve ao serviço de Vitor Mendes e da toureira espanhola Cristina Sánchez (com quem casou) e é actualmente um prestigiado taurino e apoderado em terras de Espanha. Recordar é viver!

Fotos Henrique de Carvalho Dias