segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Os "Marialvas" como Moura há 30 anos: casas cheias por onde passam!

A noite de sábado na "Casa da Mariquinhas" deixou antever o sucesso da Gala
"Farpas"
, dia 5 de Dezembro no "Alfoz". Os "Marialvas" são únicos!
Francisco Martins e Manuel da Câmara a duo, acompanhados por José Manuel
Bacalhau e Jaime Santos Júnior
Rodrigo Pereira: com que voz! Um grande Senhor do Fado!
Manuel da Câmara "mano-a-mano" com Rodrigo Pereira
A raça de um "castição" à "intiga": Francisco Martins
A surpresa da noite: Cajó, o "Senhor Xafarix"... um fadista com sentimento!
Manuel da Câmara e Miguel Alvarenga: dia 5 de Dezembro vai ser em grande
na Gala "Farpas" no "Alfoz"!
Sempre o fados (e os toiros) teve caras bonitas a seu lado: Isabel Fragoso
e Ana de Alvarenga na "Casa da Mariquinhas"
Ana de Alvarenga e Rosária Correia... animadíssimas!
Abel Correia (ao meio), entre Manuel da Câmara e Miguel Alvarenga... esteve a
noite toda a ver se "arrancava" do director do "Farpas" quem eram os vencedores
dos "Óscares"... mas vai ter que esperar por mais logo, a seguir às 20 horas...



Os "Marialvas" enchem as casas por onde passam - e marcam a diferença. Constituem, sem sombra de dúvidas, o trio mais castiço e mais taurino do mundo da fadistagem. E fazem lembrar os tempos de "intigamente"... que eram assim. Completam-se uns aos outros e esse será um dos grandes segredos do seu êxito. O fado aristocrático de Manuel da Câmara (representante de uma das mais famosas Dinastias Fadistas), a raça, a graça e a castiça interpretação de Francisco Martins (aquilo a que se pode mesmo chamar um Marialva à antiga) e "aquela voz", única e bem timbrada, de Rodrigo Pereira são, por si só, a garantia de uma noite bem passada quando alguém se dispõe a ir ouvi-los. E foi isso que aconteceu no sábado na lisboeta "Casa da Mariquinhas", ali na Praça da Armada, à Rua das Janelas Verdes, um restaurante que é já um santuário dos fadistas e onde se come "bem à bruta"! Mário Nunes Tavares (foto da esquerda) é o simpático anfitrião de um espaço bem decorado e cheio de lembranças do Fado de outras eras - Amália, Hermínia e Marceneiro estão em lugares de destaque, como não podia deixar de ser.
A vitela, os pastelinhos de bacalhau com arroz de feijão (e que arroz!) e a alheira estavam de se chorar por mais.
E a castiça noite dos "Marialvas" deixou antever um sucesso mais que garantido na Grande Gala "Farpas" que os três vão abrilhantar no próximo dia 5 de Dezembro no Restaurante-Cervejaria "Alfoz", em Alcochete.
Na "Casa da Mariquinhas", os três fadistas - que quarta-feira rumam a Angola para uma digressão... de que fazemos sinceros votos de que voltem... senão temos a nossa Gala comprometida... - foram superiormente acompanhados por José Manuel Bacalhau e Jaime Santos Júnior, dois músicos que dispensam apresentações e comentários - são do melhor que por aí temos!
A casa encheu pelas costuras. É que, como bem dizia o Manuel da Câmara, na presença de Abel Correia (o apoderado de João Moura), "os Marialvas são como o Moura há trinta anos, esgotam todos os locais onde actuam!". E é verdade! Olé aos grandes fadistas!

Fotos M. Alvarenga, Ana de Alvarenga e D.R.