segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bronca na Granja: Julian Alonso apresenta queixa às autoridades por falta de pagamento...

Tomás Pinto iniciou a temporada com um excelente triunfo no festival da Granja

Julian Alonso (na foto ao lado, com Miguel Alvarenga) confirmou esta manhã ao "Farpas" ter apresentado uma denúncia (queixa) na GNR da Granja por falta de cumprimento da organização do festival que ali se realizou no sábado em relação ao não pagamento das despesas devidas ao rejoneador sevilhano Manuel Moreno, de que é apoderado.
"Não se portaram bem e vi-me obrigado a agir. Lamento o sucedido, mas as coisas têm que ser feitas com profissionalismo", afirma Julian Alonso.
O conhecido taurino espanhol explica que "a culpa não terá sido propriamente dos organizadores", mas sim "de um intermediário" que "nos contactou para tourear o festival e nos garantiu 1.500 euros de despesas, tendo depois informado a organização de que Manuel Moreno viria tourear a custo zero...".
O festival da Granja contou com uma fraquíssima afluência de público e a maioria dos artistas terá vindo "de mãos a abanar", mas o apoderado espanhol não se conformou com a situação e avançou com uma queixa no posto da GNR.
Francisco Palha não toureou, alegando uma lesão que o obriga a estar algum tempo inactivo. O cavaleiro não foi substituído e o toiro que lhe cabia em sorte foi lidado a duo por António d'Almeida e Andreia Oliveira, depois de os cavaleiros mais antigos do elenco, Manuel Lupi e Tomás Pinto, se terem recusado a toureá-lo sem compensação monetária...
Tomás Pinto e o espanhol Manuel Moreno foram os grandes triunfadores do festejo, em que António d'Almeida, há alguns anos ausente das arenas nacionais, também ter deixado boa impressão. Manuel Lupi destacou-se numa lide digna, tendo um início positivo de temporada. Lidaram-se novilhos-toiros de distintas ganadarias.
Pegaram os forcados de Moura (Gonçalo Borges à primeira e Francisco Marques à quarta), da Póvoa de S. Miguel (o cabo André Batista à primeira e André Santos à segunda) e de Monsaraz (Gabriel Oliveira à primeira e Fábio Brites à segundo, este protagonizando uma pega inédita... de óculos!). O festival foi bem dirigido por João Cantinho, assessorado pelo médico veterinário Dr. Matias Guilherme.
Não obstante o insucesso financeiro do espectáculo, anuncia-se já outro festival para a praça a Granja a 4 de Abril com os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Marco José, Pedro Salvador, Marcos Bastinhas e o amador Bernardo Salvador, estando ainda por designar os forcados.

Fotos Fernando Clemente/www.parartemplarmandar.com e D.R.