domingo, 15 de fevereiro de 2015

Corpo de Francisco Seabra chega hoje a Valada

Francisco Seabra estava "no top dos cavaleiros portugueses do momento",
recorda o cavaleiro olímpico Carlos Grave, antigo cabo dos Forcados Amadores
de Santarém, grupo a que o malogrado cavaleiro pertenceu. O malogrado

cavaleiro estava a preparar-se para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro
O corpo de Francisco Seabra no momento em que era retirado do local do
acidente, ontem de manhã
Foto Juan Carlos Vásquez/Diário de Sevilla
O Centro Hípico em Utrera (Sevilha) onde ocorreu a tragédia



O corpo do cavaleiro Francisco Seabra (fotos), antigo forcado do Grupo de Amadores de Santarém, falecido ontem por acidente durante uma prova de saltos em Utrera (Sevilha, Espanha), deverá chegar ainda hoje a Valada do Ribatejo (Cartaxo), de onde era natural e onde será celebrada uma missa - informa Miguel Viana, o popular dj "Tintelhão", amigo do malogrado ginete, na sua página da rede social "Facebook".
Segundo a mesma fonte, amanhã pelas 11h00 será rezada outra missa, devendo seguir-se as cerimónias fúnebres.
Francisco Seabra tinha 30 anos de idade, era solteiro e estava no top dos cavaleiros portugueses. Carlos Grave, cavaleiro olímpico e antigo cabo dos Forcados Amadores de Santarém, recordou hoje ao "Correio da Manhã" que Seabra "estava no top dos melhores cavaleiros portugueses do momento. Era um cavaleiro completo, com grande domínio técnico. Inclusivé, no Verão, entreguei-lhe um dos meus cavalos, o 'Bocage', para ele o preparar".
Francisco Seabra participava em Utrera no centro hípico Rancho Alegro, no Concurso Completo e o acidente ocorreu quando o cavalo "Aferzysta", de 12 anos e origem polaca, que montava há um ano, sobretudo em provas menores, tropeçou ao enfrentar o obstáculo 10, causando a queda do cavaleiro e caindo-lhe depois em cima, provocando danos irreversíveis. Segundo adianta na sua edição de hoje o "Correio da Manhã", o cavaleiro tinha várias hematomas, "mas o golpe fatal terá sido no pescoço". Depois de lhe cair em cima e quando se levantava, o cavalo tê-lo-à atingido ainda com uma pata. Francisco Seabra terá tido morte imediata, de nada valendo todos os esforços da equipa médica que o socorreu no local.
A prova foi interrompida, mas por decisão dos restantes participantes, acabou por ser retomada da parte da tarde.
Francisco Seabra levara dois cavalos para esta prova em Utrera e na sexta-feira, na prova de dressage, classificou-se em sétimo lugar.
O corpo foi transportado para a morgue de Sevilha, onde deverá ter sido autopsiado hoje, uma vez que há já a informação de que o corpo ainda hoje vai estar em câmara ardente em Valada do Ribatejo (Cartaxo), devendo o funeral ter lugar amanhã, segunda-feira.

Fotos "Diário de Sevilla" e D.R.