quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

José André sobre o estado do maioral de Sommer: "Não mexe os braços, nem as pernas"



O estado do maioral Ilídio (50 anos), da ganadaria Sommer d'Andrade, vítima de violenta colhida de um toiro, ontem, na Herdade de Font'Alva, em Barbacena (Elvas), é considerado "grave" - informa-nos José André Piteira (foto), o conhecido representante da prestigiada ganadaria, propriedade do antigo cavaleiro tauromáquico José Luis Sommer d'Andrade.
Em declarações ao "Farpas", José André pormenorizou:
"O acidente ocorreu ontem perto das quatro da tarde, quando o Ilídio tentava apartar um toiro, com imensa cara e que brigara com os demais no campo. Já na praça de tentas, quando o procurava isolar num curro, o toiro arrancou-se e deu-lhe uma violenta voltareta, projectando-o contra a parede. Já no chão, apanhou-o uma segunda vez e voltou a atirá-lo contra um burladero".
Segundo ainda o representante da ganadaria, o maioral "não sofreu nenhuma cornada, não foi perfurado, mas não mexe as pernas e os braços e corre o risco de ficar tetraplégico. Temos fé de que isso possa não acontecer. Hoje mesmo vão fazer-lhe exames (TAC) para apurar o seu verdadeiro estado".
O maioral Ilídio foi inicialmente transportado para o Hospital de Elvas e depois veio para o de São José, em Lisboa, num helicóptero do INEM.
José André esteve ontem à noite no hospital, onde se inteirou da gravidade da situação e onde se encontram também desde ontem a Mulher e o filho do maioral.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo